Confira quais são as alternativas do SEBRAE com dicas para enfrentar a crise econômica

Os empresários diante do cenário atual veem a necessidade de cuidar do bem-estar pessoal, assim como da saúde financeira de suas empresas. Então, o Governo criou algumas medidas que visam fornecer a ajuda necessária para que essas empresas não quebrem durante a crise, gerando mais desemprego.

Confira quais são as alternativas do SEBRAE com dicas para enfrentar a crise econômica
Confira quais são as alternativas do SEBRAE com dicas para enfrentar a crise econômica. (Fonte:Google)

Vencendo a crise

Todos os empresários sentem os efeitos da crise, independente do porte. No entanto, os de médio e pequeno porte acabam sofrendo um impacto maior. Então, pensando nisso que, em conversas com especialistas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) foi elaborada uma lista de medidas que podem ser tomadas pelos comerciantes, são elas:

  • Adoção do teletrabalho ou home office;
  • Antecipação de férias individuais e concessão de férias coletivas;
  • Aproveitamento e antecipação de feriados;
  • Ampliação do uso de banco de horas;
  • Prorrogação do pagamento do simples e do recolhimento do fgts; das parcelas tributárias e meis;
  • Aumento do prazo para optar pelo simples;
  • Prorrogação do pagamento de dívidas e acesso a crédito do bndes;
  • Redução de jornada com corte de salário e suspensão de contrato;
  • Linhas:  emergencial para custeio de folha de pagamento; de crédito com recurso de fundos constitucionais; de crédito da caixa para meis e pequenas empresas; crédito para micro e pequenas empresas;
  • Negociação com fornecedores e revisão de contratos.

Leia mais: Segundo IBGE 44,8% das empresas foram afetadas pela pandemia em julho deste ano

Crise implementa novo regime de trabalho

A crise trouxe mudanças na vida de todos. Então, também nas empresas foi necessário se adequar a essa nova realidade. Muitos empresários optaram pelo sistema de rodízio de funcionários, fazendo com que o número de pessoas dentro do ambiente fosse reduzido. Outras escolheram o home office, o que diminuiu o tempo das pessoas fora de casa, ou seja, menos tempo de exposição ao vírus.

SEBRAE oferece ajuda

Visando oferecer suporte a um maior número de empresários, principalmente de pequeno porte, o SEBRAE criou um espaço em seu Site totalmente destinado a dar dicas e oferecer conteúdo gratuito para a manutenção das empresas nesse período.

Por exemplo, há dicas de como vender no Instagram, alternativa muito usada nesse período.

Facebook Comments

Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora do jornal O Norte.