Eleições 2020: Estes são os pré-candidatos a prefeito em Jaboatão dos Guararapes-PE

Os pré-candidatos às eleições 2020 têm até 26 de setembro para confirmar candidatura. Em razão disso, estão aparecendo aos poucos nas mídias sociais

Os pré-candidatos às eleições 2020 têm até 26 de setembro para confirmar candidatura. Em razão disso, estão aparecendo aos poucos nas mídias sociais, mas a disputa pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, promete muitas opções para os eleitores. Somente da oposição, já são 11 pré-candidaturas divulgadas.

Eleições 2020: Estes são os pré-candidatos a prefeito em Jaboatão dos Guararapes-PE

Eleições 2020: Estes são os pré-candidatos a prefeito em Jaboatão dos Guararapes-PE. (Imagem: PMJG)

O atual prefeito Anderson Ferreira (PL) já sinalizou que vai tentar a reeleição, mas terá que enfrentar um bloco de oposição bem estruturado, com a participação de muitos partidos. O ex-deputado Silvio Costa (Republicanos) havia iniciado a formação de um grupo ao lado do ex-deputado Neco (PP), mas retirou a candidatura na última semana.

Jaboatão tem ganhado visibilidade na corrida eleitoral pela colocação como segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco, ficando atrás apenas da capital Recife. Diversos partidos têm se reunido em convenções para debater projetos políticos para a cidade, que tem aproximadamente 700 mil habitantes.

União dos pré-candidatos da oposição

Com a saída de Silvio Costa, 11 políticos endossam a oposição ao prefeito Anderson Ferreira, por enquanto. São eles: Adelson Veras (PRTB), Dr. Ulisses Tenório (PSB), Eduardo Porto (PTC), Eliezer Costa (DC), Arnaldo Delmondes (PCdoB), Belarmino Silva (AVANTE), Daniel Alves (MDB), Joaquim Barreto (PMB), Maíra Villar (PDT), Paulo Bartolomeu (PT) e Pastor Severino (DC).

Na segunda-feira (3), eles divulgaram uma carta em defesa da unidade do grupo para impedir a reeleição do prefeito. O texto destaca a má gestão da saúde, com a demora para organizar o enfrentamento à pandemia de coronavírus. Apesar de citar a necessidade de unidade contra Anderson, o grupo admite no manifesto que haverá mais de uma candidatura contra o atual prefeito.

Leia mais: TRE-PB informa: As inscrições para mesário terminam dia 05.

Em contrapartida, Anderson Ferreira tem reconhecimento em diversos setores da sociedade e chegou a receber um prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) de Reconhecimento Internacional de Excelência em Gestão Pública. A cidade foi escolhida por implantar o melhor projeto do mundo na categoria “Emprego Digno e Crescimento Econômico”.

Este ano, as datas de votação das eleições municipais foram adiadas em razão da pandemia de Covid-19. O primeiro turno será em 15 de novembro e o segundo turno em 29 de novembro.

 

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0