FIES anuncia 93 MIL vagas para financiamento em 2021; confira as novas regras

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que vai abrir 93 mil vagas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) nas duas edições de 2021.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que vai abrir 93 mil vagas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) nas duas edições de 2021. As inscrições para o primeiro semestre serão abertas em 26 de janeiro e seguem até o dia 29 de janeiro. Nesta edição, o programa terá novas regras e vai usar notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de anos anteriores, visto que os resultados da edição de 2020 serão divulgados apenas em março.

FIES anuncia 93 MIL vagas para financiamento em 2021; confira as novas regras

FIES anuncia 93 MIL vagas para financiamento em 2021; confira as novas regras. (Foto: Reprodução Google)

O MEC prevê a mesma quantidade de vagas para 2022 e 2023, mas a estimativa poderá sofrer alterações. Em 2019, o órgão havia anunciado a intenção de reduzir as vagas do Fies a partir deste ano, mas o plano anunciado não confirmou a previsão. Apesar das informações, o MEC não divulgou quantas vagas estarão disponíveis nesta primeira etapa.

Detalhes e cronograma do Fies 2021

O Fies é uma iniciativa do governo federal que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior em instituições privadas. O financiamento não tem incidência de juros e é voltado a estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; o percentual máximo do valor do curso financiado é definido conforme a renda.

Leia mais: ENEM 2020: Faltam 10 dias para a prova; relembre as NOVIDADES desta edição

Atualmente, o programa também oferece uma segunda categoria, chamada de P-Fies, que tem juros variáveis e é direcionada a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos. Neste caso, o financiamento é mantido por fundos constitucionais e de desenvolvimento e por bancos privados e poder ser contratado durante todo o ano.

Em outubro de 2020, o MEC abriu processo para preencher 50 mil vagas remanescentes, ou seja, que sobraram ao longo dos processos seletivos. O número superou a oferta de vagas para o segundo semestre, que foi de 30 mil. O edital completo do Fies 2021.1 está disponível no site.

Calendário do Fies 2021.1

  • Inscrições: de 26 a 29 de janeiro de 2021
  • Resultado: 2 de fevereiro de 2021
  • Complementação da inscrição para os pré-selecionados em chamada única: de 3 a 5 de fevereiro de 2021.
  • Convocação pela lista de espera: de 3 de fevereiro até 18 de março de 2021.
Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0