Passageiros agora podem comprar passagens de ônibus pelo WhatsApp
Passageiros agora podem comprar passagens de ônibus pelo WhatsApp. Todo o procedimento pode ser feito pelo número da empresa.
Passageiros agora podem comprar passagens de ônibus pelo WhatsApp através do serviço PIX. A nova modalidade tem o objetivo de facilitar a recarga do VEM para passageiros da Grande Recife. Todo o procedimento pode ser feito pelo número da empresa!
Passageiros de ônibus da empresa Grande Recife, agora podem ter acesso a créditos no Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) através de uma compra pelo WhatsApp, paga com PIX.
A novidade está em vigor desde a última segunda-feira (25) e já contemplou várias pessoas que circulam diariamente no transporte coletivo do Recife.
A Urbana PE, empresa de ônibus da capital, divulgou a informação em nota e explica que os créditos comprados devem estar disponíveis em até 10 minutos após a confirmação do pagamento. Todo procedimento poderá ser feito via WhatsApp, através do contato disponibilizado pelo órgão.
O procedimento é simples, tudo o que o passageiro precisa fazer é iniciar uma conversa pelo WhatsApp do VEM, através do número (81) 3320.2001.
Depois, a opção “recarga do cartão VEM” deve ser escolhida, e o passageiro deve informar todos os dados do cartão e do titular que consta no cadastro. Em seguida, o valor da recarga deve ser informado, e um QR Code dinâmico será gerado, o cidadão deve copiar e colar o documento na função “Pix Copia e Cola”, no aplicativo do banco.
Para finalizar o pedido da compra, o procedimento exige o comprovante de pagamento e a confirmação. Para quem escolher pagar por esse meio, a Urbana-PE alerta que será cobrada a taxa de R$2,45.
“Essa tarifa que é cobrada não se refere à tarifa bancária, mas sim cobrada pelo provedor de tecnologia pela prestação do serviço e é repassada integralmente” , destacou o diretor de inovação da Urbana, Marcelo Bandeira.
Leia mais: Governo de PE lança auxílio para jovens órfãos da Covid-19
Outras formas de recarga
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) é o responsável por administrar o VEM, e conta com algumas formas de acesso à recarga.
Além da novidade do pagamento com PIX, é possível carregar através das máquinas de autoatendimento que ficam localizadas em pontos específicos da cidade como terminais de ônibus e metrô.
“As máquinas estão disponíveis tanto nos terminais de integração, quanto com os atendentes volantes. A gente acredita que tenha uma certa estabilidade [de recarga em terminais.
É possível que aconteçam cédulas rasgadas ou deterioradas, mas existe um serviço de suporte que o usuário pode ligar e, com alguns minutos, o serviço é restabelecido”, explicou o diretor.
Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.