Água Para Todos: Como funciona o Programa e Quem Tem Direito

Você conhece o Programa Água Para Todos? Clique aqui e saiba o que é, como funciona, além de outras informações importantes.

A água é um dos elementos principais para a sobrevivência, no qual a sua importância é fundamental para qualquer um. Por isso, o Governo Federal criou o Programa Água Para Todos, a fim de garantir acesso da população, principalmente à zona rural. 

O programa é uma das ações de iniciativas do governo, no qual foi criado por meio do Decreto nº 7 535, de 26 de julho de 2011. Vale ressaltar que o benefício é destinado à famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. 

Mas afinal, como funciona o Programa Água Para Todos? Quem pode ter direito ao benefício? Essas e outras dúvidas, você esclarece aqui neste conteúdo. Acompanhe o artigo até o final e confira! 

O que é o Água Para Todos?

O Água Para Todos é um programa criado para ajudar famílias de baixa renda da zona rural, disponibilizando acesso à rede pública de abastecimento de água.  Ou seja, o benefício é destinado às famílias que sobrevivem do setor da Agricultura Familiar. 

Além disso, é importante destacar que o programa faz parte do projeto Plano Brasil sem Miséria. Um programa do Governo Federal que reúne diversas ações para trazer melhorias à população brasileira de baixa renda.

É fundamental entender como funciona o programa, para você saber quem tem direito ao benefício. Abaixo, é possível conferir todo o processo. 

Como funciona o programa?

Como o objetivo do programa é garantir amplo acesso e uso de água de qualidade, ele funciona como uma espécie de implementação. Nesse sentido, a sua finalidade é favorecer e fortalecer a Agricultura Familiar, possibilitando a construção de cisternas, entre outros itens oferecidos.

Além disso, o programa conta com algumas tecnologias implementadas pelo governo nas cisternas. No qual incluem:

  • Cisterna Familiar de água para consumo: esse modelo é diretamente para o consumo humano, no qual são instaladas ao lado das casas, que possuem capacidade de armazenar 16 mil litros de água potável.

  • Cisterna Escolar de água: essa modalidade também é destinada para o consumo humano, no entanto, são reservatórios instalados em escolas do meio rural. Além disso, oferece capacidade de armazenar até 52 mil litros de água potável.
  • Cisterna de água para produção: esse reservatório auxilia os produtores agrícolas a armazenarem sua água, podendo ser usado individualmente ou coletivo das famílias. Lembrando que ele possui capacidade de até 52 mil litros de água.

Dessa forma, ações de implementação dos reservatórios às famílias de baixa renda são destinadas a moradores das zonas rurais, que não possuem acesso à rede pública de abastecimento de água. 

Além disso, o programa envolve outras tecnologias que incluem técnicas e metodologia apropriada, garantindo mais dignidade à população rural de baixa renda.

  • Barreiras comunitárias;
  • Limpeza de aguadas;
  • Kit de irrigação;
  • Poços.

Portanto, o Programa Água para Todos busca melhorar as condições dessa população, possibilitando o acesso ao elemento indispensável em nossas vidas. 

Quem tem direito ao benefício?

Assim como os demais programas do Governo Federal, existem alguns critérios que os beneficiários precisam cumprir. Assim, garantindo o direito de participar do benefício.

Porém, é necessário dar atenção a essa etapa. Isso porque, o município é responsável por identificar os moradores que vivem em extrema pobreza em suas áreas rurais. Para então, cadastrá-los no MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome).

No entanto, apesar da avaliação do governo para garantir o direito ao benefício, existem alguns requisitos gerais de participação. 

  • Morar em zonas rurais;
  • Ser de família de baixa renda;
  • Ser de uma família atingida pela seca ou falta regular de água;
  • Ter renda familiar per capita de até R$154 mensais;
  • Ter acesso precário à água;
  • Estar inscrito no CadÚnico;

Esse último requisito é indispensável para poder participar do programa. Isso porque, o Cadastro Único ajuda o governo a identificar a realidade das famílias que vivem em vulnerabilidade social. 

O cadastro no CadÚnico é bem simples de fazer, basta procurar a unidade do CRAS mais próximo da sua casa. Em seguida, levar os documentos necessários de forma presencial. 

Como se inscrever no Água Para Todos?

O Programa Água Para Todos busca trazer mais benefícios e oportunidades a toda a população. E para garantir tudo isso, é necessário dar início ao principal passo do benefício, a inscrição. Quer saber como participar? Então, clique no botão abaixo e confira as informações detalhadas sobre o processo. 

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0