Como se Inscrever no Água Para Todos? Inscrições para Cisternas

Quer saber como se cadastrar no Programa Água Para Todos? Então, clique aqui e confira todas as informações detalhadas. Confira!

Destinado às famílias de baixa renda da zona rural, o Programa Água Para Todos busca ampliar o acesso à rede pública de abastecimento de água. Além disso, o benefício faz parte do Plano Brasil sem Miséria. 

Lembrando que o programa não é um benefício social financeiro, porém, ele busca garantir melhorias importantes na vida de famílias carentes, principalmente residentes da zona rural. Mas afinal, como você pode se inscrever no Água Para Todos?

A resposta para essa pergunta, você encontra aqui neste conteúdo. Então, acompanhe até o final e saiba como funciona, qual o seu objetivo principal, além de outras informações importantes. Vamos lá? Confira! 

Quem pode participar do Água Para Todos?

Para participar do programa, é necessário cumprir alguns requisitos que são estabelecidos pelo Governo Federal. As seguintes regras para garantir a sua participação no benefício são:

  • Morar em zonas rurais;
  • Ser de família de baixa renda;
  • Ser de uma família atingida pela seca ou falta regular de água;
  • Estar inscrito no CadÚnico.

No entanto, essa etapa terá o envolvimento do município, que inclui o critério de avaliação. Isso porque, cada município deve ser responsável por identificar os moradores que vivem em situação de extrema pobreza.

Por isso, um dos principais critérios para participar do Programa Água Para Todos é estar inscrito no CadÚnico. O cadastro ajuda o governo a identificar e entender a realidade das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Dessa forma, auxiliando na seleção dos participantes e garantindo direito de se inscrever no Programa Água Para Todos. Mas afinal, como se inscrever no Cadastro Único e quais os documentos necessários?

Como se inscrever no CadÚnico?

Para se inscrever, basta comparecer ao CRAS, Centro de Referência em Assistência Social, mais próximo da sua residência. Contudo, você precisa levar alguns documentos básicos para realizar o cadastro.

  • RG ou qualquer documento com foto;
  • CPF;
  • Título de Eleitor. 

No entanto, caso você queira cadastrar os outros membros da sua família, é necessário levar os documentos de cada um. Além disso, é obrigatório que o responsável familiar seja maior de 16 anos. 

Os documentos necessários dos cadastros são:

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • Comprovante de  CPF;
  • Carteira de identidade (RG);
  • Carteira de trabalho; 
  • Título de Eleitor.

O Cadastro Único é um programa que ajuda na identificação das famílias brasileiras de baixa renda. Com esse projeto, o governo consegue entender melhor a realidade de cada grupo familiar. Por isso, é importante fazer a inscrição.

Qual o objetivo do Programa Água Para Todos?

O Programa Água Para Todos tem como principal objetivo garantir o acesso das famílias de baixa renda da zona rural à rede pública de abastecimento de água. Dessa forma, garantindo maior dignidade, além de melhorar as condições de sobrevivência da Agricultura Familiar.  

Vale ressaltar que o benefício estabelece parcerias entre os principais setores públicos, sendo os governos federais, estaduais e municipais. Nesse sentido, cumprindo com a sua responsabilidade de sustentabilidade social.

Sendo assim, a sua principal finalidade é promover o fornecimento de água de qualidade para o consumo humano, através da implementação de:

  • Cisterna familiar de água para consumo: esse modelo é diretamente para o consumo humano, no qual são instaladas ao lado das casas, que possuem capacidade de armazenar 16 mil litros de água potável.
  • Cisterna Escolar de água: essa modalidade também é destinada para o consumo humano, no entanto, são reservatórios instalados em escolas do meio rural. Além disso, oferece capacidade de armazenar até 52 mil litros de água potável.
  • Cisterna de água para produção: esse reservatório auxilia os produtores agrícolas a armazenarem sua água, podendo ser usado individualmente ou coletivo das famílias. Lembrando que ele possui capacidade de até 52 mil litros de água.

Etapas de implementação do programa

O Programa Água Para Todos envolve a Tecnologia Social, no qual busca garantir uma interação maior e direta com os beneficiários. Por isso, é necessário ter o critério de avaliação do município.

Essa implementação envolve três etapas, que são:

  1. Mobilização social: é o momento de avaliar e escolher a famílias que serão beneficiadas com o Programa Água Para todos;
  2. Capacitação: nessa etapa, ocorre a implementação de metodologias e técnicas apropriadas;
  3. Implementação: é o momento da construção, no qual os próprios beneficiários são capacitados pelo programa.

Como participar do benefício Água Para Todos?

Como citamos no início, uma das principais formas para garantir a participação do benefício é estar cadastrado no CadÚnico. Com a sua inscrição feita no Cadastro Único, o sistema irá avaliar e armazenar os seus dados.

Em seguida, suas informações serão direcionadas para o projeto que atenderá às suas necessidades. Lembrando que o cadastro do programa Água Para Todos é feio presencialmente em uma unidade do CARS.

Assim, você precisará preencher um questionário e após a aprovação dos dados, é possível solicitar a instalação dos equipamentos. 

Água Para Todos visa promover mais qualidade de vida às famílias de comunidades carentes, principalmente da zona rural. Fique atento às informações necessárias para garantir o seu benefício. 

Conheça também outros benefícios sociais garantidos pelo governo, no qual busca trazer impactos positivos à população brasileira. Clique no botão abaixo e conheça cada um deles.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0