Aposentadoria Rural 2023: Quem tem Direito e Como solicitar

A Aposentadoria Rural 2023 está disponível para os trabalhadores do campo. Confira aqui as regras, valores e como solicitá-la!

O que você sabe sobre Aposentadoria Rural 2023? Saiba que é um benefício previdenciário disponibilizado para uma parte da população do campo. Porém, existem algumas regras e critérios que possibilitam a concessão da Aposentadoria Rural 2023. Confira mais informações sobre!

Fonte: ABL Advogados

O que é Aposentadoria Rural 2023?

Pelo nome, já é possível identificar do que se trata a Aposentadoria Rural 2023, certo?! Esse é um benefício previdenciário concedido pelo INSS aos trabalhadores do campo.

Embora seja um benefício direcionado aos trabalhadores que exercem suas atividades rurais, ele funciona da mesma forma que as demais aposentadorias.

Isso porque, os beneficiários, por meio dela, têm acesso a diversas vantagens, como 13º salário, possibilidade de acúmulos de benefícios e muito mais.

Veja Também

Qual o valor da Aposentadoria em 2023?

Converter Auxílio-Doença em Aposentadoria: É possível?

Receber Pensão por Morte

Receber Auxílio Cesta Básica

Tipos de Aposentadoria Rural disponíveis

Vale ressaltar que dentro desse benefício, existem dois tipos de previdência rural destinada a esta população. Entre elas, estão:

  • Aposentadoria por idade rural: esse tipo é direcionado ao trabalhador que exerce atividades exclusivamente no campo, podendo ser individual ou regime de economia familiar.
  • Aposentadoria por idade híbrida: nesta categoria, ao se aposentar, você pode somar tanto seu tempo de trabalho no campo quanto na cidade. Ela é conhecida também como mista.

Embora elas façam parte do benefício rural, cada uma possui seus critérios de participação, em que dão o direito ao trabalhador.

Quais são os requisitos para aposentadoria rural?

Mas afinal, quem tem direito de receber a aposentadoria rural 2023? Então, assim como os demais benefícios disponíveis, existem alguns requisitos estabelecidos pelo INSS. 

A partir do cumprimento dos critérios, você terá direito de solicitar o benefício e receber a remuneração concedida pelo INSS.

Abaixo, você confere uma lista com os principais critérios que permitem a concessão da aposentadoria.

  • Possuir tempo de carência de 180 meses;
  • Possuir idade de 55 anos para mulheres;
  • Ter idade de 60 anos para os homens;
  • Ser trabalhador avulso;
  • Ser contribuinte individual;
  • Ser empregado formal;
  • Ser garimpeiro;
  • Ser indígena registrados na FUNAI;
  • Ser pescador artesanal com barco de pequeno porte;
  • Ser extrativistas e silvicultores vegetais.

É fundamental dar atenção às informações citadas, pois assim é possível evitar qualquer tipo de contratempo durante a solicitação. 

Passo a passo para solicitar a Aposentadoria Rural 2023

Agora que você já sabe quais são os principais requisitos de solicitação, o próximo passo é aprender a solicitar o seu benefício.

É importante ressaltar que existem duas formas de realizar o processo, o primeiro é através da Central de Atendimento. Basta ligar para o número de telefone 135, informando o motivo do atendimento e solicitar o seu pedido. 

Já a segunda forma é através da internet, podendo ser tanto pelo aplicativo quanto por meio do site oficial Meu INSS. Confira o passo a passo abaixo! 

  • Acesse o site ou app Meu INSS aqui;
  • Em seguida, faça seu cadastro ou informe seu login;
  • Após isso, procure pela opção “Aposentadoria”;
  • Então, escolha o tipo do benefício;
  • Por fim, informe os dados solicitados e envie.

Viu só como o processo é simples? Não tem segredo! Você pode fazer o pedido da aposentadoria de forma online ou por telefone, nem precisa sair de casa.

Como ficou a aposentadoria rural após a reforma?

Após a Reforma da Previdência, a aposentadoria sofreu com algumas mudanças, principalmente relacionadas à idade.

No entanto, a Aposentadoria Rural 2023 não teve nenhuma alteração. A idade mínima da solicitação permanece a mesma para os homens e às mulheres.

Fonte: Portal JusBrasil

Já em relação ao cálculo, o segurado vai receber 60% de todo o seu tempo de contribuição + acréscimo de 2% para cada ano de contribuição há mais do que estabelecido. 

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0