Carteira Digital de Trânsito garante acesso à CNH e todos os serviços voltados ao motorista

Como forma de proporcionar praticidade , alguns documentos agora podem ser consultados via internet, a Carteira Digital de Trânsito.

Como forma de proporcionar praticidade aos cidadãos, alguns documentos agora podem ser consultados via internet. O Governo Federal criou agora a Carteira Digital de Trânsito para auxiliar os habilitados.

Carteira Digital de Trânsito garante acesso à CNH e todos os serviços voltados ao motorista

Carteira Digital de Trânsito garante acesso à CNH e todos os serviços voltados ao motorista (Foto: Reprodução Google)

Para facilitar o acesso ao documento da Carteira Nacional de Habilitação, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, reúne opções de consultas de veículos, licenciamento do carro, entre outras alternativas.

Com a era tecnológica, os documentos estão se tornando cada vez mais digitais para auxiliar as pessoas em um dia que os papéis acabam sendo esquecidos em casa, por exemplo.

Agora, os cidadãos podem baixar o aplicativo em todos os smartphones e em qualquer lugar. Todos os serviços são voltados para os motoristas.

Alguns serviços estão sendo oferecidos no aplicativo gratuito a população, como:

  • O habilitado pode consultar, na aba de documentos a sua CNH, frente e verso, para consultas;
  • Para a aba de veículos, opções para consultar quais e quantos automóveis estão registrados no nome do habilitado são oferecidos e também acesso ao documento de licenciamento;
  • Um guia de infrações, em que o motorista pode consultar as multas por condutor ou por veículo;
  • Ele disponibiliza ainda informações sobre educação, como as campanhas de trânsito do governo.

Leia mais: CNH Social: Projeto poderá ser ampliado para TODO o Brasil; entenda

Passo a passo para baixar a Carteira Digital de Trânsito e acessar

A vantagem de possuir o aplicativo no smartphone é que o documento digital possuí o mesmo valor e veracidade do documento impresso. O habilitado não precisa estar conectado com a rede WI-FI ou 3G acessar os documentos, basta baixar o registros no celular.

Para baixar o aplicativo e iniciar o cadastro, é necessário instalar o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone Android ou IOS e depois o cadastro informando os dados pedidos como, nome completo, data de nascimento e CPF.

Para baixar a CNH no seu telefone, é preciso ir até a opção “Habilitação”

  • Em seguida selecionar “Toque aqui para adicionar a sua CNH”;
  • Validar o documento com: Validação pelo celular (Validação Facial), Certificado Digital (Portal de Serviços Denatran), Sem certificado digital (Validação de balcão do Detran)
  • Informar o CEP à época da emissão da CNH Física;
  • Efetuar a leitura do QR Code;
  • Realizar a Validação Facial, atendendo às solicitações do aplicativo;
  • Ao final da validação facial, informar o número do telefone.
Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0