Confira os municípios de Pernambuco que se destacaram com a nota do IDEB 2019

Pernambuco está entre os estados brasileiros que superaram as metas de aprendizagem em 2019, a avaliação foi feita pelas notas do IDEB.

Foi divulgado essa semana que Pernambuco está entre os estados brasileiros que superaram as metas de aprendizagem em 2019, a avaliação é feita pelo IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em todo o país.

Confira os municípios de Pernambuco que se destacaram com a nota do IDEB 2019

Confira os municípios de Pernambuco que se destacaram com a nota do IDEB 2019 (Imagem: Marco Zero/ Conteúdo)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de avaliou que Goiás e Pernambuco alcançaram as notas metas de aprovação do ensino médio em unidades públicas de ensino no ano passado.

Em Pernambuco, as cidades do interior tiveram as melhores avaliações e ajudaram o estado a chegar em uma ótima colocação. A nota geral foi avaliada em nas disciplinas de Português e Matemática, sendo eles divulgados nesta quinta- feira (15). Os conteúdos das provas são baseados no ensino fundamental e também no ensino médio. Os valores estabelecidos para a avaliação são dadas peço Ministério da Educação (MEC)

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é quem determina quais disciplinas são usadas no processo. Pernambuco supera a meta de 4,3 estabelecida pelo MEC tendo o Ensino Médio de Educação de Pernambuco com média em 4,4.

Munícipios com bom desempenho em Pernambuco

Foram um total de 22 munícipios que chegaram ou ultrapassaram a média esperada:

  • Ibimirim (5,8);
  • Afogados da Ingazeira  (5,7);
  • Petrolina (5,5);
  • Fernando de Noronha (5,4);
  • João Alfredo e São José do Egito (5,4)

Leia mais: Saiu a NOVA parcela do Bolsa Família em Pernambuco: veja quem tem direito

O munícipio de Quixaba, que teve eleita a melhor escola pública do Estado no ano de 2012, alcançou a maior nota na avalição com um total de 6,2, superando a nota esperada. A capital Recife também superou a média, onde era esperado 4,3 foi alcançada a nota de 4,4 na média geral das escolas inscritas no programa.

Contudo, mesmo com o estado de Pernambuco tendo um excelente resultado, de maneira geral, o Brasil não teve sua melhor fase na avaliação do programa. A média estipulada pelo Ministério da Educação, era de 4,6 e somente 3,9 foi alcançada pelos estados do Brasil, resultado extremamente alarmante em relação a Educação Básica do país.

É possível conferir o resultado de todos os estados no site do Ideb.

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0