Eleições 2020: E-Título terá foto e se torna o documento oficial na votação

A via digital do título de eleitor, disponível no aplicativo e-Título, passará a valer como documento oficial para as eleições.

A via digital do título de eleitor, disponível no aplicativo e-Título, passará a valer como documento oficial para as eleições. Desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ferramenta passou por atualizações e vai passar a mostrar a foto do eleitor, o que permite a utilização para entrar na seção eleitoral e votar. A novidade está disponível para quem fez o cadastramento biométrico.

Eleições 2020: E-Título terá foto e se torna o documento oficial na votação

Eleições 2020: E-Título terá foto e se torna o documento oficial na votação. (Imagem: Marcello Casal Jr/ Ag. Brasil)

No pleito deste ano, a biometria não será utilizada por segurança, em razão da pandemia do novo coronavírus. O uso de máscaras será obrigatório nos dias de votação e os eleitores que não estiverem com o acessório serão impedidos de votar. Será exigido distanciamento de um metro tanto na fila de espera quanto na sala de votação. A Justiça Eleitoral recomenda que cada um leve sua caneta para assinar a ata.

Como utilizar o e-Título para as eleições 2020

O aplicativo está disponível nas lojas on-line Google Play e App Store, dos sistemas operacionais iOS e Android. O Tribunal recomenda que os eleitores baixem a ferramenta com antecedência, para conhecer bem a interface. O objetivo da Justiça Eleitoral é facilitar a vida do eleitor no dia da votação, oferecendo proteção de dados do usuário.

Para emitir o documento digital, o eleitor precisa responder a uma série de perguntas, que fazem parte da segurança de dados. Apenas as pessoas que responderem com sucesso a esse desafio poderão usar o aplicativo e suas funcionalidades. Embora soluções de segurança como essa possam tornar a experiência do usuário menos fluida, elas são relevantes para a proteção dos dados do eleitor.

Leia mais: Eleições 2020: TSE esclarece fake news de 2018 sobre urna

Mais de dois milhões de pessoas já baixaram o e-Título, e 60 mil acessam o documento diariamente. No aplicativo, também é possível emitir certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, além de acessar o endereço do local de votação e a situação eleitoral.

Este ano, os eleitores também poderão utilizar o e-Título para justificar sua ausência na votação, por meio da geolocalização do aplicativo. A funcionalidade estará disponível no dia da eleição, ou seja, em 15 e 29 de novembro. O usuário poderá apresentar documento comprobatório que motivou a ausência.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0