Eleições 2020: Paraíba possui o maior número de mesários voluntários do Brasil

TSE divulgou dados de levantamento feito sobre o número de mesários inscritos para serem voluntários nas eleições de 2020.

Nesta quarta-feira (04), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou dados de levantamento feito sobre o número de mesários inscritos para serem voluntários na eleição de 2020. Houve aumento de 220,24% de inscrições no comparativo com as últimas eleições municipais, em 2016. As informações do órgão público também mostram que, entre os estados, a Paraíba foi o que teve o maior número de mesários voluntários do país – em índice percentual.

Eleições 2020: Paraíba possui o maior número de mesários voluntários do Brasil (Foto: Reprodução/Google)

Eleições 2020: Paraíba possui o maior número de mesários voluntários do Brasil (Foto: Reprodução/Google)

No pleito municipal de 2016, a Paraíba teve registro de 41 inscritos, neste ano, a soma resulta em 870 inscrições; um aumento de 2021,95% registrado junto aos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais). No quadro geral do país, quando comparado com os que se cadastraram em 2016 para atuar no pleito daquele ano, o número de mesários que se inscreveram voluntariamente ao longo deste ano triplicou. São 1.000.069 mesários computados pelo TSE para atuar nas Eleições 2020 – tendo 670.958 pessoas se cadastrado apenas este ano.

Apagão de mesários

Devido a pandemia do novo coronavírus, no meio do ano, era esperado pelo TSE que houvesse um sumiço de voluntariados para as eleições, por conta das incertezas do cenário eleitoral durante o período pandêmico. Tanto foi a temeridade de apagão que o TSE veiculou uma campanha em agosto para chamar os cidadãos ao posto.

Leia mais: Eleições 2020: Veja quais são os documentos necessários para o dia da votação

À época, o médico Dráuzio Varella protagonizou a peça midiática para tentar estimular os voluntários à se candidatarem como mesários, na tentativa de garantir que o processo das eleições seria feita sob rígido protocolo de proteção sanitária.

Treinamento dos voluntários nestas eleições

Também por conta da Covid-19, outra mudança que ocorreu no processo eleitoral foi no treinamento dos mesários, que foi realizado on-line por meio do aplicativo Mesário. Um espaço de acesso remoto com todas as informações para o preparo para o dia da votação, visando a segurança dos colaboradores em virtude da pandemia, evitando contato e aglomerações das aulas presenciais.

O treinamento foi dividido em aulas, organizadas por blocos de assuntos, como preparação da seção eleitoral, materiais disponibilizados para o local de votação e documentos exigidos aos eleitores.


Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0