Descubra como realizar o pagamento do IPTU 2021 em São Paulo com DESCONTO

A prefeitura de São Paulo divulgou o calendário de pagamento do IPTU 2021. Os contribuintes podem realizar o pagamento em cota única.

A prefeitura da cidade de São Paulo divulgou o calendário de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2021). A quitação do débito pode ser feita em cota única, com desconto, ou em até 10 vezes, com última parcela para o mês de novembro.

Descubra como realizar o pagamento do IPTU 2021 em São Paulo com DESCONTO

Descubra como realizar o pagamento do IPTU 2021 em São Paulo com DESCONTO (Imagem / Divulgação Prefeitura de São Paulo)

Quem pode conseguir desconto?

Os descontos são de até 3%, em fevereiro, ou podendo parcelar o tributo em 10 vezes, entre os meses de fevereiro e novembro deste ano. Para o pagamento em cota única, o valor deve ser dado à vista.

Para quem pretende dividir, o pagamento do imposto até a data de vencimento pode ser realizado em agências bancárias, terminais de atendimento ou mesmo no internet banking.

Caso a data de vencimento não seja em dia útil, o pagamento pode ser efetuado no próximo dia útil seguinte, sem cobranças. 

Alguns bancos dão a opção de pagamento on-line sem o boleto, nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking, mas é preciso informar o número do cadastro do imóvel.

Os moradores de São Paulo devem receber um boleto para pagamento à vista e outro com a possibilidade de pagamento da primeira parcela. Para ambos o vencimento acontece entre os dias 1 e 28.

Caso seja optado pelo pagamento parcelado, os boletos dos meses seguintes serão enviados antes do vencimento da segunda parcela pelos Correios.

Segunda via e pagamento com atraso

Os boletos de pagamento serão enviados pela prefeitura do município através dos Correios. Os contribuintes devem recebê-los entre os dias 22 deste mês e 19 de fevereiro. 

A segunda via já estará disponível a partir do dia 15 de janeiro no site da prefeitura de São Paulo.

Em caso de pagamento com atraso, assim como a falta de pagamento, a prefeitura informa que o contributário estará sujeito a multa, juros, atualização monetária, e, além disso, honorários advocatícios (remuneração dos serviços prestados pelos advogados e advogadas inscritos na OAB), em casos de inscrição em dívida ativa.

Dessa forma, aqueles que fizerem a atualização de dados cadastrais pelo site da prefeitura podem escolher o dia do vencimento desses boletos em cada mês. 

Já para quem não atualizar os dados, os boletos vencem nos dias 9 ou 14 de cada mês. 

Leia mais: Detran SP define calendário de licenciamento 2021; confira o cronograma

IPTU São Paulo 2021 não terá reajuste

Para o IPTU deste ano, foi decidido que não haverá reajuste. A decisão de não ter aplicação do índice de inflação de 2020 na correção da base de cálculo do imposto aconteceu após um pedido da Secretaria Municipal da Fazenda.

Eduarda Oliveira
Escrito por

Eduarda Oliveira

Carregando… aguarde.

0