Descubra como realizar o pagamento do IPTU 2021 em São Paulo com DESCONTO

A prefeitura da cidade de São Paulo divulgou o calendário de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2021). A quitação do débito pode ser feita em cota única, com desconto, ou em até 10 vezes, com última parcela para o mês de novembro.

Descubra como realizar o pagamento do IPTU 2021 em São Paulo com DESCONTO
Descubra como realizar o pagamento do IPTU 2021 em São Paulo com DESCONTO (Imagem / Divulgação Prefeitura de São Paulo)

Quem pode conseguir desconto?

Os descontos são de até 3%, em fevereiro, ou podendo parcelar o tributo em 10 vezes, entre os meses de fevereiro e novembro deste ano. Para o pagamento em cota única, o valor deve ser dado à vista.

Para quem pretende dividir, o pagamento do imposto até a data de vencimento pode ser realizado em agências bancárias, terminais de atendimento ou mesmo no internet banking.

Caso a data de vencimento não seja em dia útil, o pagamento pode ser efetuado no próximo dia útil seguinte, sem cobranças. 

Alguns bancos dão a opção de pagamento on-line sem o boleto, nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking, mas é preciso informar o número do cadastro do imóvel.

Os moradores de São Paulo devem receber um boleto para pagamento à vista e outro com a possibilidade de pagamento da primeira parcela. Para ambos o vencimento acontece entre os dias 1 e 28.

Caso seja optado pelo pagamento parcelado, os boletos dos meses seguintes serão enviados antes do vencimento da segunda parcela pelos Correios.

Segunda via e pagamento com atraso

Os boletos de pagamento serão enviados pela prefeitura do município através dos Correios. Os contribuintes devem recebê-los entre os dias 22 deste mês e 19 de fevereiro. 

A segunda via já estará disponível a partir do dia 15 de janeiro no site da prefeitura de São Paulo.

Em caso de pagamento com atraso, assim como a falta de pagamento, a prefeitura informa que o contributário estará sujeito a multa, juros, atualização monetária, e, além disso, honorários advocatícios (remuneração dos serviços prestados pelos advogados e advogadas inscritos na OAB), em casos de inscrição em dívida ativa.

Dessa forma, aqueles que fizerem a atualização de dados cadastrais pelo site da prefeitura podem escolher o dia do vencimento desses boletos em cada mês. 

Já para quem não atualizar os dados, os boletos vencem nos dias 9 ou 14 de cada mês. 

Leia mais: Detran SP define calendário de licenciamento 2021; confira o cronograma

IPTU São Paulo 2021 não terá reajuste

Para o IPTU deste ano, foi decidido que não haverá reajuste. A decisão de não ter aplicação do índice de inflação de 2020 na correção da base de cálculo do imposto aconteceu após um pedido da Secretaria Municipal da Fazenda.