Encceja: O que é e Como Funciona a Certificação para Ensino Fundamental e Médio

Que tal garantir seu certificado de conclusão do ensino fundamental e médio? Clique aqui e saiba tudo o que precisa sobre o Encceja.

Para quem não conseguiu concluir o Ensino Fundamental ou Médio, existem vários programas do governo que oferecem essa oportunidade. E entre eles, está o Encceja, que busca proporcionar a certificação para esse público. 

Esse programa chegou para garantir mais oportunidades aos brasileiros, principalmente no mercado de trabalho. Mas afinal, o que é o Encceja? E o que é preciso para garantir a certificação do exame?

Para esclarecer essas e outras dúvidas, nós, do Jornal Norte, preparamos um conteúdo completo para ajudar você. Então, acompanhe o conteúdo até o final e saiba como participar. Vamos lá? 

O que é Encceja?

Para você entender melhor o que é o Encceja, é importante saber o significado das siglas do programa. Elas representam o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

O seu nome já entrega o seu significado, certo? O Encceja é uma prova gratuita realizada pelo INEP, órgão que aplica o Enem.

Ele foi criado pelo Governo Federal, com o objetivo de garantir novas oportunidades aos brasileiros, disponibilizando certificados de conclusão do ensino básico a nível nacional.

Além disso, é importante ressaltar que o exame é voluntário, sendo gratuito, destinado às pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental e Médio na idade certa. 

Quem pode participar do Encceja?

Como o objetivo do programa é garantir mais oportunidade às pessoas que não tiveram acesso à educação básica, qualquer cidadão pode participar. Isso mesmo! Todo mundo que não conseguiu concluir o ensino básico na idade certa. 

Além disso, existem algumas especificações para os participantes. 

  • Jovens e adultos que moram no Brasil;
  • Jovens e adultos que residem no exterior;
  • Pessoas privadas de liberdade.

Apesar de qualquer pessoa poder participar, é necessário que os indivíduos tenham a idade estabelecida pelo governo.

  • Ensino Fundamental: idade mínima de 15 anos;
  • Ensino Médio: idade mínima de 18 anos. 

Como funciona o Encceja no exterior? 

Para garantir o certificado de conclusão a todos, o Encceja passa por quatro aplicações. Com isso, os editais e cronogramas são diferenciados e destinados à determinada etapa do exame.

  • Encceja Nacional: para residentes no Brasil;
  • Encceja Nacional PPL: para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas;
  • Encceja Exterior: para brasileiros residentes no exterior;
  • Encceja Exterior PPL: para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

Além disso, é importante ressaltar que as aplicações das provas para os residentes do exterior são feitas inteiramente pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). 

Na hora de garantir seu certificado, é fundamental entender como funciona todo processo e todas as informações necessárias.

Como funciona o exame?

Antes de saber como se inscrever no Encceja, é importante entender o funcionamento do exame. Basicamente, a prova possui quatro aplicações, no qual disponibiliza os editais e cronogramas às pessoas que desejem participar.  

Dessa forma, os participantes podem se inscrever no programa para realizar o exame e obter seus diplomas de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio. 

No entanto, existem algumas informações que você precisa saber, como os tipos de certificados. Abaixo, você confere mais detalhes.

O que é o certificado parcial Encceja?

O Encceja é uma das provas mais desafiadoras para os estudantes que desejam obter o certificado do Ensino Fundamental e Médio. Por isso, o MEC disponibiliza dois tipos de documentos: o diploma de conclusão e o certificado parcial. 

A certificação parcial é destinada aos participantes que conseguiram passar com nota mínima em algumas matérias, mas não em todas, ou mesmo não atingiram a pontuação mínima. 

Além disso, é importante ressaltar que o certificado parcial possibilita os estudantes a eliminar as matérias que foram aprovadas. Nesse sentido, o participante realiza novamente a sua inscrição do Encceja apenas nas áreas que não foi aprovado de primeira.

Já o diploma de conclusão é destinado aos alunos que conseguiram atingir a nota mínima para aprovação. É importante ressaltar que essa pontuação deve ser atingida em cada área de conhecimento e também na redação.

As inscrições são gratuitas?

Sim. Isso porque, o exame é totalmente voluntário, onde não se cobra nenhuma taxa de pagamento. Então, não precisa nem se preocupar em pagar para fazer a prova avaliativa do Encceja.

Como se inscrever no Encceja?

Para você garantir seu diploma pelo Encceja, é necessário realizar a sua inscrição no exame. O procedimento é bastante simples, no entanto, exige um pouco de atenção na hora de realizar o processo. Quer saber como se inscrever? Então, clique no botão abaixo e confira um passo a passo.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0