Fies 2021: MEC divulga regras para seleção no primeiro semestre; confira

MEC anunciou nesta segunda-feira (30) algumas regras para a seleção do primeiro semestre do FIES 2021. Confira mais detalhes.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou algumas regras para a seleção do primeiro semestre do Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies 2021). Embora o período de inscrições ainda seja uma incógnita, já é possível ter acesso aos pré-requisitos obrigatórios para ter acesso ao financiamento.

Fies 2021: MEC divulga regras para seleção no primeiro semestre; confira

Fies 2021: MEC divulga regras para seleção no primeiro semestre; confira (Imagem: Montagem / Jornal O Norte)

Para ter acesso ao processo cadastral é preciso cumprir algumas normas que se refere ao ano da execução do Enem, renda familiar e o ponto mínimo para se inscrever no Fies. Segundo a portaria do Mec, as regras que se referem a esse quesito são:

Art. 11. Poderá se inscrever no processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2021 o candidato que, cumulativamente, atenda às seguintes condições:

I – tenha participado do Enem, a partir da edição de 2010, e obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos e nota na prova de redação superior a zero; e

II – possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Uma cláusula para entrada no financiamento ia ser modificada este ano. A nota mínima de redação do candidato seria 400 pontos. Porém, o MEC recuou da decisão e manteve a regra antiga, na qual o inscrito não pode zerar a prova da redação dissertativa-argumentativa do Enem. A possível mudança ficou para 2022.

FIES 2021

O Financiamento Estudantil iniciou as suas atividades em 1999 e desde então contribui para a entrada de muitos brasileiros da rede superior de ensino. Assim como os outros métodos de acesso às universidades, o Fies apresenta prazo de início de inscrição e para que seja possível o cadastro, o candidato precisa ter avaliações positivas junto ao Enem.

Essa é a primeira etapa de âmbito classificatória. Os outros passos tem a ver com critério próprio de cada instituição e entrega de documentos comprovando os dados informados no ato da inscrição. Para se inscrever, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acessar o portal oficial do Financiamento;
  • Realizar o login no site do Governo;
  • Ser redirecionado ao site do Fies;
  • Preencher os dados cadastrais pessoais;
  • Colocar renda familiar e os fiadores;
  • Conclua a inscrição.

Caso o candidato seja selecionado, a instituição entrará em contato por meio dos dados divulgados no formulário cadastral.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0