Governador Carlesse autoriza transporte escolar urbano gratuito Palmas, Araguaína e Gurupi 

Primeiro pilar da proposta de retomada do ano letivo e avanço no novo modelo de educação durante e pós-Covid-19 da rede estadual de ensino do Tocantins, a segurança dos estudantes, assim como a dos profissionais da educação, ganhará reforço. Isso porque o governador Mauro Carlesse determinou a disponibilização de transporte gratuito e exclusivo para os alunos da rede estadual de ensino dos municípios de Palmas, Araguaína e Gurupi a partir de 3 de agosto, data de retomada gradual das aulas, no formato semipresencial, na rede.
“Estes são os municípios que possuem transporte coletivo urbano público e parte dos estudantes da zona urbana utilizam este transporte para se deslocarem de suas residências até a escola. Pensando em reforçar as medidas de segurança na volta às aulas, daremos as condições necessárias para que estes alunos não tenham que utilizar o transporte coletivo convencional. Para os três municípios, serão enviados ônibus escolares novos para atender os alunos da rede estadual”, reforça o Governador.
Além dos estudantes, a medida vai beneficiar a comunidade em geral, tendo em vista que a retomada das aulas não provocará aumento no volume de passageiros do transporte coletivo destas cidades. “Isso vai fazer com que reduza o fluxo de pessoas nos ônibus do transporte coletivo convencional. E mais, o transporte escolar vai ser gratuito para os alunos”, enfatiza o Governador.
Segurança é prioridade
Além de um transporte seguro e exclusivo, o Governo já havia anunciado uma série de medidas que serão adotadas para garantir o retorno seguro das aulas nas escolas. São elas: a sanitização das unidades de ensino; a garantia de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para estudantes e servidores (máscaras e álcool em gel); a disponibilização de um manual de boas práticas de higiene e conduta para o momento de pandemia; revezamento entre as turmas; garantia de distanciamento mínimo entre as carteiras escolares; e medição da temperatura dos estudantes e servidores das escolas, regularmente.
Retorno gradual
O projeto de retomada das aulas na rede estadual do Tocantins entrou em vigor no último dia 29 de junho, com o início das aulas não presenciais para os alunos da 3ª série do ensino médio. Já as aulas semipresenciais começarão em 3 de agosto, de acordo com o cronograma a seguir:
3 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio
10 de agosto – revezamento com os outros 50% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio
17 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio
24 de agosto – revezamento com os outros 50% dos estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio
31 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes do Ensino Fundamental
09 de setembro – revezamento com os outros 50% dos estudantes do Ensino Fundamental
Até 31 de janeiro de 2021 – fim do ano letivo 2020
Fevereiro de 2021 – início do ano letivo 2021.

 

Fonte: Folha do Tocantins