INSS 2021: Saiba aqui como aumentar o valor da sua aposentadoria

Muitos beneficiados podem aumentar o valor da sua aposentadoria do INSS 2021 por meio da revisão, caso houve erro.

Muitos beneficiados podem aumentar o valor da sua aposentadoria do INSS 2021 por meio da revisão. Alguns erros seja eles por falha na análise do instituto, documentação não entregue na hora do requerimento ou mudanças na lei, faz com que o valor do benefício seja inferior, todavia, fazer a revisão do benefício pode ser de extrema importância.

INSS 2021: Saiba aqui como aumentar o valor da sua aposentadoria

INSS 2021: Saiba aqui como aumentar o valor da sua aposentadoria (Imagem: Jornal O Norte)

Ao solicitar a revisão, você está pedindo que o Instituto Nacional do Seguro Social-INSS corrija os erros que foram concedidos no benefício. Para saber se ocorreu algum erro no valor da sua aposentadoria, é preciso conferir a carta de concessão e a memória de cálculo da aposentadoria ou, solicitar pelo site ou aplicativo Meu INSS ou ainda, pela central de atendimento 135.

Revisões feitas pelo INSS 2021

Revisão após ação trabalhista: uma ação trabalhista pode dar direito a uma revisão na aposentadoria se houver o reconhecimento de vínculos de trabalho que não haviam sido registrados ou de contribuições que não tinham sido pagas pelo empregador;

Revisão dos auxílios: INSS errou ao calcular a média salarial usada na concessão de auxílios-doença, aposentadorias por invalidez e pensões por morte com todas as contribuições feitas pelo segurado em reais.

Leia mais: INSS: O 14º salário vai ser aprovado em 2020? Veja aqui o que o Governo decidiu

Revisões feitas pela justiça

Revisão do teto: em 1998 e em 2003, o governo reajustou o teto do INSS, mas não corrigiu as aposentadorias que foram concedidas antes e limitadas ao teto;

Revisão do buraco negro: os aposentados entre 5 de outubro de 1988 e 4 de abril de 1991 caíram no chamado buraco negro;

Revisão da vida toda: permite que o segurado inclua no cálculo do benefício as contribuições feitas antes de julho de 1994;

Erro no cálculo para quem teve dois empregos ao mesmo tempo: quem teve dois empregos na mesma época e se aposentou antes da reforma da Previdência pode ter direito à revisão;

Período insalubre: o aposentado que trabalhou em atividade prejudicial à saúde tem direito ao chamado “tempo especial”.

Onde pedir a revisão?

O pedido de revisão pode ser feito em alguma agência do INSS ou pela justiça. Pelo órgão o pedido é feito de forma gratuita. Lembrando que, todos os pedidos devem ser feitos antes pelo INSS. Os pedidos podem ser feitos pelo site ou aplicativo Meu INSS ou pela central de atendimento 135.

Os documentos exigidos são: RG e CPF. Mas, outros documentos vai depender do tipo de revisão que foi solicitada, por exemplo a cópia da ação que o funcionário saiu vitorioso, no pedido de uma ação trabalhista.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0