INSS: Até quando vai durar o pagamento antecipado do auxílio-doença?

A antecipação do auxílio-doença de até um salário mínimo foi implantada pelo INSS em abril. A medida é temporária, ela foi criada apenas para diminuir os danos econômicos causados pela pandemia, no entanto, ela vai até o dia 31 de dezembro.

 INSS: Até quando vai durar o pagamento antecipado do auxílio-doença?
INSS: Até quando vai durar o pagamento antecipado do auxílio-doença? (Imagem: Reprodução Desmitificando o Direito)

Pagamento do auxílio-doença

Conforme a prorrogação feita pelo INSS, os trabalhadores podem solicitar a antecipação do auxílio-doença até 30 de novembro. O valor pago será de R$ 1,045 até 31 de dezembro, quando acaba o período de calamidade pública estipulado pelo Governo Federal.

A antecipação do valor começou em abril, quando começou à pandemia da Covid-19. O seu objetivo é de conter os efeitos negativos causados pela pandemia.

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Como pedir o adiantamento no INSS?

O pedido de adiantamento do auxílio-doença deve ser feita no site Meu INSS. O segurado precisa:

  • Ter contribuído com a previdência, pelo menos, 12 meses;
  • Não estar há mais de 12 meses sem contribuir para a Previdência;
  • Possuir a incapacidade/necessidade de afastamento do trabalho;
  • Declaração de responsabilidade pelos documentos apresentados;
  • Atestado médico.

O atestado médico deve estar legível e sem rasuras, conter a assinatura do profissional emitente e carimbo de identificação, com registro do Conselho de Classe, conter as informações sobre a doença ou CID e conter o prazo estimado de repouso necessário.

Registro de adiantamento

Após ter feito o cadastro no Meu INSS, o próximo passo é registrar o pedido de adiantamento. Veja o passo a passo a seguir.

  • Entre o portal MEU INSS;
  • Clique no link AGENDAR PERÍCIA;
  • OBS: pode ser que no meio deste processo o portal peça para você confirmar alguns dados e após fornecer esses dados, você deverá clicar em “não sou um robô” e confirmar.
  • Clique em PERÍCIA INICIAL;
  • Clique em SELECIONAR;
  • Quando o sistema enviar a pergunta: “Possui Atestado Médico?” você irá clicar em SIM;
  • Preencha as informações pedidas pelo portal e prossiga;
  • Em “Atestado” clique em “+”;
  • Selecione o seu documento, clique em Abrir e depois Enviar.
  • Selecione a Agência do INSS (você não precisará ir até a agência, é apenas a indicação de onde o benefício será mantido);
  • Assinale a opção que diz: “Declaro que Li e concordo com as informações acima” e após clique em avançar.

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes – SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.