INSS reabre agências nesta segunda (14); veja como o atendimento vai funcionar

Hoje segunda-feira (14) às agências do INSS voltam a funcionar presencialmente, porém com algumas medidas de prevenções adotadas.

Às agências do Instituto Nacional Do Seguro Social (INSS), passaram alguns longos meses fechadas devido à pandemia da Covid-19. Hoje segunda-feira (14) às agências voltam a funcionar presencialmente, porém com algumas medidas de prevenções adotadas.

INSS reabre agências nesta segunda (14); veja como o atendimento vai funcionar

INSS reabre agências nesta segunda (14); veja como o atendimento vai funcionar (Imagem: Reprodução Rádio ABC)

Não são todas agências do INSS que serão reabertas hoje. O instituto escolheu reabrir as maiores agências, o que correspondendo a 70% da demanda de atendimentos. Às agências que serão abertas o horário de atendimento será das 7h às 13h.

Leia mais: Auxílio-doença: INSS muda regras e permite antecipação do benefício

Protocolos de abertura

Algumas das prevenções adotadas para evitar aglomeração, é o agendamento do atendimento. O agendamento pode ser feito pelo aplicativo MEU INSS ou pelo telefone 135. O instituto conta com a colaboração de todos e chegarem somente no horário agendado, evitando aglomerações.

Alguns outros protocolos de abertura são:

  • Uso obrigatório de máscara durante o período que estiver dentro da agência;
  • Não será permitido o uso de máscara rasgada ou furada;
  • Necessário usar álcool em gel para higienizar as mãos;
  • Temperatura medida antes de entrar no local. Dentro da normalidade abaixo de 37,5ºC

Caso algum cidadão esteja com a temperatura acima de 37,5ºC, o  seu acesso de entrar na agência será negado. O funcionário da agência local deve orientar o cidadão a procurar um médico e pedir para reagendar seu atendimento, pelo aplicativo ou telefone da instituição.

Todo o quadro de funcionários das agências como servidores, empregados públicos, contratados temporários, estagiários, terceirizados e colaboradores deverão usar os Equipamentos de Proteção Individual para realizar suas atividades.

Todas às agências que reabrirem irão atender esses protocolos de segurança contra a Covid-19. Os locais de perícia ainda passarão por verificações periódicas, o que talvez pode variar o número de atendimentos presenciais.

O secretário especial da Previdência do Ministério da Economia Bruno Bianco, afirmou que “Somente abrirão as agências com 100% dos protocolos atendidos. O site do INSS deverá informar a cada dia às agências que estarão abertas.Ao longo dos dias estaremos passando à população quais agências estarão abertas ou não, quais terão perícia. A partir de segunda retomaremos as inspeções”

Serviços Disponíveis no INSS

A reabertura do INSS terá alguns serviços restritos. Os serviços disponíveis para os atendimentos presenciais são:

  • Perícia médica;
  • Avaliação social;
  • Cumprimento de exigência;
  • Justificação administrativa ou judicial;
  • Reabilitação profissional.

Serviços para solicitar aposentadoria, pensão, salário maternidade continuam sendo realizados on-line.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0