INSS: Saiba como realizar a simulação da SUA aposentadoria

Os trabalhadores que vão se aposentar em até cinco anos conseguem simular, a simulação pode ser feita no site ou no aplicativo Meu INSS.

Os trabalhadores que vão se aposentar em até cinco anos conseguem simular o valor que irão receber. A simulação pode ser feita no site ou no aplicativo Meu INSS. Ela serve apenas para o segurado  ter uma noção de quanto irá receber já com todas as novas regras aplicadas da reforma da previdência.

INSS: Saiba como realizar a simulação da SUA aposentadoria

INSS: Saiba como realizar a simulação da SUA aposentadoria (Imagem: Reprodução Meu Positivo)

O Instituto Nacional Do Seguro Social- INSS, está disponibilizando uma ferramenta nova para os trabalhadores, agora eles podem simular o valor que irão receber em sua aposentadoria.  Para realizar a simulação, o seguro precisa entrar no acessar o site ou aplicativo do Meu INSS.

O objetivo da simulação é apenas para os segurados terem uma noção do valor com receberão vigentes na nova regra da reforma da previdência, no entanto, a simulação é apenas para quem irá se aposentar em até cinco anos. Os valores do cálculo são os que estão na base de dados do INSS.

Leia mais: Abono de R$ 2 MIL para aposentados e pensionistas do INSS é projeto do Senado Federal

Passo a passo de como fazer a simulação

  • Entrar no site ou aplicativo Meu Inss;
  • Se tiver cadastro clica na opção “Entrar”, caso não tenha escolha “Cadastrar senha” e siga as instruções;
  • Digite o seu CPF e clique em “Avançar”;
  • Coloque sua senha e clica em “Entrar”;
  • Logo na página inicial, escolha a opção “Simular aposentadoria”;
  • A próxima página mostrará toda a simulação com os valores e as regras de acordo com cada trabalhador.

Analisando a simulação do INSS

A simulação está baseada de acordo com as regras de aposentadoria por idade e da aposentadoria por tempo de trabalho, nela também é possível você ver a simulação baseadas nas regras anteriores e fazer uma comparação.

O sistema mostra todos os valores calculado dentro das novas regras da reforma da previdência, se você tem direito ou não à aposentadoria e caso não tenha ele mostra o que falta, por exemplo a idade e o tempo de contribuição.

O INSS disponibiliza um arquivo com todos os detalhes sobre as regras e simulações feitas pelo órgão. Caso o segurado queria acessar é preciso clicar na opção “Baixar PDF”.

O instituo alerta que, todo o demostrativo apresentado na simulação não garante o benefício e ele pode pedir documentos que comprovem o trabalho e o tempo de contribuição.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0