Instagram: Novo golpe promete selo verificado para roubar contas de usuários

Novo golpe promete aos usuários do Instagram o selo verificado. Saiba aqui mais informações sobre este novo golpe!

Já ouviu falar sobre o golpe do selo de verificação no Instagram? Se trata de uma mensagem enviada por e-mail, prometendo ao dono da conta o selo de verificação na rede social caso o usuário responda ao e-mail. É de suma importância que os usuários estejam atentos à este novo golpe. Saiba mais informações sobre ele! 

Instagram: Novo golpe promete selo verificado para roubar contas de usuários (Imagem: Divulgação)

Sobre o Instagram

O Instagram é uma rede social, considerada líder de audiência global, é usada como perfil pessoal para algumas pessoas, assim como canal de empreendedorismo.

Nela, pode-se compartilhar imagens, vídeos de curta e média duração, curtir fotos, seguir usuários e ainda trocar mensagens com outras pessoas.

As contas de pessoas públicas e marcas famosas obtém um selo de verificação azul ao lado do login, almejado por muitas pessoas, e, por isso, muitas delas podem cair em golpes, como já citaremos a seguir.

Golpe: selo de verificação

Esse novo golpe é um golpe simples, utilizando logos do Facebook e do Instagram, usando designers parecidos com as redes sociais para se passar por atendentes delas, levando o usuário a um site maliciso, roubandp suas informações.

Nesse site malicioso é feita a suposta verificação da conta, pedindo nome, e-mail, número de telefone e até mesmo a senha da sua conta nas redes sociais.

Finalizado o processo, chega um número de protocolo ao usuário, que, a princípio, o faz acreditar que realmente está fazendo algo seguro, porém todos os dados da sua conta foram para as mãos de um golpista, do qual pode aplicar golpes através da sua conta ou tentar combinações de senha em outros meios.

Como não cair no golpe?

No próprio e-mail dá pra se notar o golpe, mesmo com o design da mensagem parecido, pois o e-mail é diferente, não pertencendo ao Instagram, possuindo também erros de ortografia. Sendo uma rede conhecida no mundo inteiro, com certeza, erros de ortografia não são permitidos. 

Como pedem o retorno da mensagem em menos de 48 horas, possivelmente, os usuários nem notam essas pequenas coisas, porém, é preciso estar atento aos minuciosos detalhes, seja em mensagens de e-mail enviadas em nome do Instagram ou qualquer outra rede social.

O melhor a se fazer para evitar cair em golpes é evitar clicar em links que chegam no seu e-mail sem você saber a verdadeira fonte ou não reconhecer a conta. Não passe informações importantes após essas abordagens e use mecanismos de autenticação.

Vade – Descobrimento do golpe

As mensagens passaram a ser localizadas pela Vade, uma empresa que utiliza sistemas de Inteligência Artificial para localizar golpes via e-mail. Segundo a Vade, os e-mails começaram no final de julho, obtendo maior envio durante o mês de agosto. Não se sabe quantas pessoas caíram no golpe.

O Instagram não costuma abordar pessoas oferecendo selo de verificação, já que essa é uma análise interna da conta do usuário, por meio do próprio aplicativo, e não há necessidade de pagamento para obtenção do selo de verificação.

Saiba que o selo azul, na rede social, é especialmente reservado para figuras públicas e pessoas notáveis na rede, marcas e perfis de organização oficiais, então, evite cair em golpes parecidos.

Shirlayne
Escrito por

Shirlayne

Carregando… aguarde.

0