Aposentadoria 2021 INSS: Veja ESTAS dicas antes de dar entrada em seu benefício

A aposentadoria é um direito legal de todo trabalhador que contribuiu ativamente de carteira assinada ou com algum vínculo empregatício. Para trabalhadores que estão prestes a solicitar o benefício da aposentadoria 2021 INSS, é preciso ficar atento a algumas questões como documentos necessários e regras do órgão. Confira aqui, as principais dicas.

Aposentadoria 2021 INSS: Veja ESTAS dicas antes de dar entrada em seu benefício (Foto: Reprodução Google)
Aposentadoria 2021 INSS: Veja ESTAS dicas antes de dar entrada em seu benefício (Foto: Reprodução Google)

Em 2021, pessoas que chegaram ao tempo limite necessário ou alcançaram a idade mínima exigida, devem solicitar o beneficio, porém é preciso conferir três coisas importantes.

Com isso, profissionais da área previdenciária afirmam que primeiro o trabalhador deve conferir se direito ao pagamento,. No passado, a reforma da Previdência criada pelo então presidente Bolsonaro, mudou algumas regras.

A idade mínima foi aumentada, as regras de transição e também o cálculo dos benefícios fora alterados, por isso é precisam que o segurado analise sua situação.

O Meu INSS, que também é disponibilizado em celulares, oferece uma plataforma para a confirmação.

Após ter a certeza, é necessário analisar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que funciona como uma espécie de carnê previdenciário, com todos os detalhes sobre os vínculos empregatícios do trabalhador.

É importante também que, o servidor verifique se há algum período extra que precise de comprovação, como atividades rurais, alguns períodos que não constam na carteira de trabalho ou até mesmo aluno-aprendiz.

Leia mais: Auxílio-doença INSS: Órgão libera prazo para pagamento do benefício

Outras informações importantes

Além das informações acima, o segurado deve estar ciente e com os documentos em mãos referentes as atividades extras exercidas.

Por isso, que há algum período em que foi contribuinte e não consta na carteira, é preciso resolver a situação antes de solicitar o benefício.

O segurado deve apresentar uma Justificação Administrativa no INSS e levar documentos que comprovem aquele período, como recibos, crachás etc.

Para quem realizou atividades prejudiciais a saúde também é preciso alcançar a idade mínima para chegar até a aposentadoria.

É necessário comprovar com documentos esse período como laudos\formulários que detalhem o cargo exercido.

Para idosos que exerceram trabalho rural, podem utilizar esse tempo para contar na aposentadoria, mas, é preciso comprovar esse período com documentos da época como:

  • Contratos de arrendamento;
  • Nota de produtor;
  • Cadastro no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária);
  • Certidão de casamento ou nascimento.

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.