Programa Progredir: Como Funciona para Garantir Emprego e Cursos de Capacitação

Conheça o Programa Progredir, criado para garantir novas oportunidades de vida aos beneficiários do Bolsa Família! Confira!

Se você está em busca de algum Projeto Social, que ajude na busca por Emprego, saiba que o Programa Progredir poderá te ajudar nessa. O mesmo oferece várias oportunidades aos cidadãos brasileiros.

Com ele, é possível até se Capacitar Profissionalmente, garantir uma Vaga de Emprego e muito mais.

Ficou interessado em saber mais sobre o programa? Confira aqui tudo o que precisa saber sobre esse benefício, além do Processo de Inscrição!

O que é o Programa Progredir?

O Programa Progredir é um projeto social, destinado às pessoas que estão em busca de emprego. Isso porque, o benefício oferece oportunidades de trabalho e garantias de microcrédito.

Ou seja, o programa visa possibilitar novas chances de conquistar uma boa posição no mercado de trabalho, além de reduzir a desigualdade. 

Além disso, é importante ressaltar que o Programa Progredir é uma iniciativa do Governo Federal, criado com o objetivo de garantir independência financeira aos brasileiros de baixa renda.

Isso porque, ofertar qualificação profissional é um dos principais objetivos do projeto social, além de oferecer auxílio para quem deseja empreender.

Como Funciona o Programa Progredir?

É importante ressaltar que o Programa Progredir surgiu com o objetivo de aumentar a renda das famílias que recebem o benefício Bolsa Família.

Isso porque, o projeto social é destinado, exclusivamente, aos brasileiros que estão inscritos no CadÚnico, além de serem beneficiários do programa Bolsa Família.

Dessa forma, o Projeto Progredir busca desenvolver diversas ações pelo Brasil, no qual vão gerar novas oportunidades de emprego, além de incentivar a modalidade de empreender aos brasileiros.

Além disso, é importante ressaltar que todas as ações do programa estão sob a coordenação da Secretaria de Inclusão Social e Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Dessa forma, é possível que os beneficiários do programa Bolsa Família consigam melhorar de vida, possibilitando chances de trabalhar ou ter seu próprio negócio. 

Quais são as ações do Programa Progredir?

As ações do Programa Progredir oferecem capacitação profissional gratuita, trabalho e empreendedorismo aos beneficiários. 

Qualificação Profissional

O programa desenvolve a criação de vagas em cursos, no qual visa a formação inicial ou continuada aos beneficiários.

Entre elas, podemos citar Pronatec, que oferece milhares de vagas voluntárias.

Vagas de Trabalho 

Já as oportunidades de trabalho, o programa social oferece o cruzamento de currículos, além de vagas de empregos por empresas que são parceiras do Projeto Progredir. 

Ou seja, serão estabelecidas cotas de emprego aos beneficiários do Bolsa Família, além de outros programas relacionados aos Cadastro Único.

Empreendedorismo

Neste ponto, os beneficiários que possuem dificuldade de retornar ao mercado de trabalho, podem investir na modalidade de empreendedorismo. 

Isso porque, o programa oferece microcrédito às famílias inscritas no Cadastro Único, para investirem em negócios próprios. Assim, é possível abrir seu empreendimento.

Quais os Critérios para participar do projeto?

Assim como os demais benefícios oferecidos pelo Governo Federal, os beneficiários do Programa Progredir precisam cumprir com alguns critérios estabelecidos pelo órgão público.

Então, você já conhece os principais, no qual é necessário estar inscrito no CadÚnico ou ser beneficiado com o programa Bolsa Família.

Contudo, saiba que existem outros requisitos além desses, no qual você precisa cumprir.

Então, para garantir o direito ao programa, é necessário seguir os seguintes requisitos:

  • Ser considerado de família pobre;
  • Ter renda máxima de até meio salário mínimo (por cada membro familiar);
  • Possuir renda mensal de até três salários mínimos;
  • Todas as crianças da casa devem estar regularmente matriculadas;
  • Ter cadastro do CadÚnico;
  • Participar do benefício Bolsa Família.

Esses são os principais requisitos para garantir sua participação no programa social.

Assim, para evitar qualquer contratempo durante a inscrição, é necessário dar atenção especial a todos os critérios.

Além disso, é importante ressaltar que ter se cadastrado no CadÚnico é um dos principais requisitos exigidos pelo programa social. 

Como se inscrever no CadÚnico?

Para realizar sua inscrição, basta comparecer em uma da unidade do Cras mais próxima da sua casa, com os documentos necessários. 

Como se Inscrever no Programa Progredir?

Agora que você já sabe como funciona todo o Programa Progredir, o próximo passo é garantir a sua participação.

Dessa forma, você consegue aumentar sua renda e conseguir oportunidade de trabalho.

Quer saber como fazer sua inscrição? Então, clique no botão abaixo e confira um passo a passo completo e detalhado sobre o processo, para garantir o benefício social.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0