Reduza 6% do valor do seu Imposto de Renda 2021 seguindo ESTE passo a passo

Contribuintes que desejem ter descontos no valor do Imposto de Renda 2021 podem conseguir ao realizar doação para entidades.

Contribuintes que desejem ter descontos no valor do IRPF (Imposto de Renda 2021 de Pessoa Física) podem conseguir uma redução no débito obrigatório anual ao realizar uma doação para entidades ligadas a fundos do governo. Além de contribuir em prol do desenvolvimento de projetos de incentivo à cultura, saúde, esporte ou educação, cerca de 6% podem ser baixados no momento do pagamento do imposto.

Reduza 6% do valor do seu Imposto de Renda 2021 seguindo ESTE passo a passo (Imagem: Felipe Nyland / Agencia RBS)

Reduza 6% do valor do seu Imposto de Renda 2021 seguindo ESTE passo a passo (Imagem: Felipe Nyland / Agencia RBS)

A doação funciona por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que permite o apoio dos contribuintes às organizações para financiamento de projetos culturais e auxílio na manutenção de espaços e acervos culturais do Brasil.

De acordo com o jornal O Globo, o contribuinte pode fazer doações às entidades ligadas a fundos do governo para obter este desconto no IR 2021, seguindo o processo normalmente na declaração do IR pelo modelo completo e garantir a dedução. É preciso guardar o recibo da doação para inserir na declaração os dados da instituição beneficiada, até o dia 26 de fevereiro de 2021.

Ao portal, o especialista em Imposto de Renda e sócio da Crowe, Daniel Nogueira, disse que o contribuinte deve entrar em contato com a instituição de seu interesse para saber como funciona a doação, e que geralmente é realizada por boleto ou transferência bancária.

Leia mais: Saiba como pagar MENOS no imposto de renda em 2021 com ESSAS dicas

“Muitos contribuintes se queixam de que estão pagando imposto sem saber para onde vai, e a Receita dá a opção ao contribuinte de decidir para onde ele quer que parte do imposto seja destinado. Depois de doar e apresentar o recibo na declaração, o próprio sistema calcula a dedução”, disse Daniel.

Os interessados em realizar as doações podem fazer uma consulta e conhecer mais sobre os 250 projetos que podem ser beneficiados com parte do valor do Imposto de Renda de 2021 no site do Abrace uma Causa.

Doação a Fundos Especiais de amparo social

Além do amparo cultural, os cidadãos também podem realizar doações para crianças e adolescentes e idosos na Campanha Destinação do Governo Federal, que visa divulgar aos contribuintes Pessoa Física e Pessoa Jurídica a possibilidade de destinar uma parte do seu Imposto de Renda aos Fundos Especiais de amparo social controlados pelos Conselhos e fiscalizados pelo Ministério Público.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0