Renda Cidadã será o novo Bolsa Família? Conheça a proposta do Governo

O programa social Bolsa Família ganhou o novo nome de Renda Cidadã, no entanto, ele ainda não foi apresentado com prazo para esta semana.

O programa social Bolsa Família ganhou o novo nome de Renda Cidadã, no entanto, ele ainda não foi apresentado mas isso deve acontecer ainda nessa semana.

Renda Cidadã será o novo Bolsa Família? Conheça a proposta do Governo

Renda Cidadã será o novo Bolsa Família? Conheça a proposta do Governo (Imagem: Reprodução Rádio Pinhal)

Substituição do Bolsa Família

Desde que assumiu a presidência do Brasil o presidente Jair Bolsonaro, deseja substitui o programa social Bolsa Família que foi uma criação do governo petista e criar um novo com a marca do seu governo. Ele autorizou o Congresso a substituir o programa social atual pelo Renda Cidadã.

O relator da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Pacto Federativo o senador Márcio Bittar, foi autorizado pelo presidente Bolsonaro a incluir o Renda Cidadã no texto do pacto federativo.

A discussão sobre a fonte de renda para custeio do novo programa aconteceu na quarta-feira (23). Estavam presentes o presidente, o senador Márcio Bittar e outros líderes e ministros do governo.

O senador Bittar afirmou que já existe consenso sobre de onde vão retirar a verba. “É preciso entender que vai ter que tirar de algum lugar. Mas não podemos deixar as pessoas desamparadas. Busca-se o consenso dentro do possível”. Todavia, o senador não entrou em mais detalhes sobre os consensos e nem de onde sairá os recursos.

Leia mais: Caixa libera mais uma parcela do NOVO auxílio emergencial; veja quem recebe

Renda Cidadã

O presidente Bolsonaro deseja que o seu novo programa social seja maior do que o Bolsa Família. O senador Bittar afirmou “Combinamos de não especular. O que posso dizer é que conversei com todos hoje e chegamos a alguns consensos. A partir disso, me sinto autorizado a fazer o relatório dentro desses consensos”

O senador ressaltou que os beneficiários do auxílio emergencial ficarão sem renda no dia 1º de janeiro e precisa incluí-los no novo programa.

Estão todos conversando. O Presidente da República está fazendo a parte dele. Os líderes também. Temos um problema grave. O Brasil se endividou. Estávamos em um caminho. Tivemos que retroceder. E todos tem que ter juízo. É claro que todo parlamentar tem legítimas aspirações. Todos fomos pegos de surpresa. Agora está na hora de retomar a agenda vencedora. A população elegeu uma agenda de modernização, redução do gigantismo do estado” disse o governador.

O relator da PEC afirmou ainda que, o nome do novo programa não é certeza mas que depende da aprovação do governo.

Não vou dar o nome. Vou criar os pilares e um programa de solidariedade humana. O ministro Onyx tem ideias muito boas, modernas, que aperfeiçoam o que hoje é o Bolsa Família. O programa novo cria mecanismo que fazem com que as pessoas queiram ter a carteira assinada. As pessoas tem medo de deixar o Bolsa hoje. Temos ideias que transformariam essa modernização em uma coisa mais ágil, mais impermeável à fraude. Já foram feitos muitos filtros, mas o novo programa faz um filtro a mais. O nome quem vai dar é o executivo. O que vamos fazer é criar o programa”. 

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0