Saiba como regularizar seu CPF pela internet através da Receita Federal

O site da Receita Federal anuncia seção no portal para regularização do Cadastro de Pessoas Físicas-CPF. Acompanhe mais informações.

O site da Receita Federal anunciou uma nova seção em seu portal específica para regularização do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O serviço ofertado é completo e proporciona não apenas a inscrição para o documento, mas também a emissão, atualização e consulta do CPF. De acordo com o órgão, a criação da nova área se deu devido à demanda significativa nas unidades da Receita Federal.

Saiba como regularizar seu CPF pela internet através da Receita Federal

Saiba como regularizar seu CPF pela internet através da Receita Federal (Imagem: Reprodução / Google)

A página também oferece suporte e informações sobre caso haja pendência com o documento. A facilidade está na possibilidade de poder enviar tudo sem sair de casa em poucos minutos.

Vale ressaltar, porém, que a regularização do CPF pode exigir envio do Registro Geral (RG) ou algum documento de identificação oficial com foto, que pode ser disponibilizado através do e-mail.

Para garantir a segurança e uma maior veracidade da ação, o órgão exige que junto ao envio do documento, seja anexado uma selfie como comprovante da titularidade.

Orientação pelo Telegram

A Receita Federal montou também um chatbot que funciona como um tira-dúvidas no aplicativo de mensagens Telegram para quem deseja regularizar o CPF. Para isso, basta seguir o passo a passo:

  • Fazer o download do telegram;
  • Procurar no aplicativo pela Receita Federal por meio da descrição (@ReceitaFederalOficialbot);
  • Após o acesso, serão disponibilizadas as instruções para emissão do documento.

O chatbot funciona como um questionário guiado. Por meio do aplicativo, são realizadas perguntas e a depender das respostas oferecidas, links e passo a passo são oferecidos.

Meu CPF

Meu CPF é o nome da área no portal que foi proporcionada para as consultas. Para acessar é preciso:

  • Entrar no site da Receita Federal por meio deste link;
  • Clicar em Meu CPF;
  • Escolher o serviço em destaque;
  • Seguir as instruções oferecidas pelo portal.

A seção é informativa e altamente didática. O portal da Receita além de oferecer os serviços, possibilita as explicações para o cidadão poder navegar pelos serviços com mais segurança.

O site oferece instruções sobre o que fazer quando o CPF estiver iregular. Além disso, de acordo com o órgão, o documento pode apresentar alguma pendência caso esteja nas seguintes condições:

  • Titular falecido;
  • Suspenso devido informações incompletas junto ao sistema;
  • Pendente de regularização;
  • Cancelado em caso de duplicidade ou por decisão judicial.
Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0