Inscrições SISUTEC 2023: Como se inscrever e Estudar GRÁTIS

Descubra como se inscrever no Sisutec 2023 e garantir sua Vaga em Cursos Técnicos. Confira o passo a passo!

Quer se qualificar profissionalmente em instituições de referência no mercado de trabalho? Basta se inscrever no programa Sisutec 2023.

Através dele, é possível ganhar Bolsas de Estudos e se qualificar em alguma área de trabalho, para dar o primeiro passo na sua carreira.

Ficou interessado em garantir o seu Desconto? Confira aqui um passo a passo, mostrando todo o processo de inscrição no programa.

Quem pode se inscrever no Sisutec 2023?

Assim como os demais programas sociais disponibilizados pelo Governo Federal, o Sisutec 2023 possui alguns critérios de participação.

Isso porque, as Vagas Disponíveis não são destinadas a qualquer candidato, o órgão responsável pelo programa estabelece determinadas regras.

Por isso, para garantir a sua inscrição no programa de Bolsas de Estudos, você precisa cumprir com os principais requisitos. Entre eles, estão:

  • Ter participado do Enem na edição anterior;
  • Tenha tirado pontuação maior que zero na redação;
  • Concluído o ensino médio;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou particular como bolsista integral.

Além disso, é importante ressaltar que as vagas também são destinadas aos estudantes pretos, pardos ou indígenas que cursaram o ensino médio.

No entanto, o candidato também precisa ter concluído o ensino na escola da rede pública ou em instituições privadas, sendo bolsista integral.

Lembrando que um dos principais critérios de participação é ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio. 

Isso porque, a sua nota vai influenciar 90% da sua aprovação, assim, garantindo sua tão sonhada Bolsa de Estudo de até 100%.

Passo a passo para se inscrever no Sisutec 2023

A inscrição do programa de bolsas Sisutec 2023 é bem simples de fazer, no qual é realizada exclusivamente pela internet.

Essa opção possibilita o acesso a todos os candidatos que desejam realizar um curso técnico, dessa forma, facilitando o ingresso desses trabalhadores.

Para deixar você atualizado com o processo, trouxemos um passo a passo completo, mostrando cada detalhe do procedimento. Confira Abaixo! 

  • Em seguida, entre no seu perfil com o número de inscrição e senha do Enem;
  • Então, escolha os cursos técnicos desejado, são duas opções;
  • Por fim, preencha os formulários com suas informações pessoais.

Pronto! A inscrição é totalmente Gratuita, podendo ser feita em qualquer dispositivo digital, como computador, celular, tablets, entre outros. 

Além disso, você pode acompanhar o status por meio do aplicativo Sisutec 2023, além de outros serviços.

Saiba que a classificação dos candidatos Sisutec acontece de forma automática, no qual o sistema analisa todos os critérios de participação. 

Dessa forma, os candidatos são aprovados conforme suas notas do Enem, além de outros fatores classificatórios.

Além disso, como é feito automaticamente, há possibilidade de você empatar com outro candidato, que se inscrever no mesmo curso. 

Conheça os critérios de empate do programa

Para resolver as questões de empates, o próprio sistema do programa possui critérios de avaliação e desempate.

Isso porque, é bastante comum acontecer que duas notas sejam iguais em um mesmo curso, que não disponibiliza mais vagas necessárias.

Dessa forma, a escolhida do candidato é feita através de algumas regras, estabelecidas pelo programa, como:

  • Maior nota obtida na redação;
  • Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 
  • Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Sendo assim, o candidato que cumprir com alguns dos critérios citados acima, consegue garantir a sua vaga no curso do Sisutec 2023.

Como funciona o sistema de reservas do Sisutec 2023?

O processo de reserva de vagas no programa é instruído por lei, no qual 85% delas são destinadas aos candidatos de baixa renda. 

No entanto, caso você não tenha cumprido nenhum dos critérios de participação, é possível se inscrever no programa não optando pelas vagas reservadas. 

Durante a sua inscrição, você pode escolher entre concorrer nessa modalidade, ou nas vagas destinadas aos brasileiros de baixa renda.

Viu só como o programa Sisutec 2023 possibilita o ingresso de diversos brasileiros em cursos técnicos? São bolsas de estudos de 100% para você garantir!

Além disso, saiba que existem outros programas parecidos com esse! Quer saber quais são? Então, clique no botão abaixo e conheça cada um!

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0