IPVA 2021 CE: Confira como imprimir o boleto e acessar o cronograma de pagamento

No Ceará, os boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2021) não são mais enviados pelos Correios.

No Ceará, os boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2021) não são mais enviados pelos Correios. Os contribuintes precisam acessar o site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) ou os aplicativos Ceará App e Meu IPVA para emitir as guias de pagamento.

IPVA 2021 CE: Confira como imprimir o boleto e acessar o cronograma de pagamento

IPVA 2021 CE: Confira como imprimir o boleto e acessar o cronograma de pagamento. (Imagem: Tatiana Fortes / Gov. Ceará)

Este ano, a lei prevê desconto de 5% do valor no pagamento em cota única. Veículos de transporte escolar serão liberados do pagamento do imposto e automóveis de autoescolas credenciadas no Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) terão redução da alíquota de 3% para 1%.

O benefício abrange aproximadamente 700 veículos de transporte escolar e 2,4 mil de autoescolas.

Passo a passo para emitir a guia do IPVA 2021 CE

Os aplicativos estão disponíveis gratuitamente para os sistemas Android e IOS e possibilitam a consulta aos valores do IPVA e a emissão do Documento de Arrecadação do Estado (DAE) para pagamento.

Para isso, o usuário deve acessar o menu “IPVA”. Para gerar o boleto de pagamento, basta selecionar a opção “Pagar IPVA” e fornecer o chassi do veículo ou o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e a placa.

No site da Sefaz, o contribuinte também pode acessar o menu “IPVA” e, em seguida, a aba “Imposto”.

Na página, há a opção de emitir o boleto para pagamento à vista ou parcelado. A Sefaz-CE alerta que não envia boletos pelos Correios ou por e-mail desde 2016.

Leia mais: Consulta e pagamento do IPVA 2021 podem ser feitos pela internet; saiba como

Os contribuintes terão desconto de 5% para o pagamento em cota única até o dia 29 de janeiro. Quem quiser parcelar o valor sem desconto poderá pagar em até cinco vezes, sendo o primeiro vencimento em 10 de fevereiro e a último em 10 de junho.

Calendário de pagamentos

  • Parcela única (com desconto de 5%): 29 de janeiro
  • 1ª parcela: 10 de fevereiro
  • 2ª parcela: 10 de março
  • 3ª parcela: 12 de abril
  • 4ª parcela: 10 de maio
  • 5ª parcela: 10 de junho

De acordo com a Sefaz, 2.255.764 veículos vão gerar tributação pelo IPVA em todo o estado neste ano.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0