Universidade Federal de Sergipe está entre as 10 melhores do país, segundo estudo

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) está entre as oito melhores instituições do Brasil e apareceu como a melhor na região do Nordeste.

Segundo o World University Rankings 2021, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) está entre as oito melhores instituições do Brasil e apareceu como a melhor na região do Nordeste.

Universidade Federal de Sergipe está entre as 10 melhores do país, segundo estudo

Universidade Federal de Sergipe está entre as 10 melhores do país, segundo estudo (Imagem: Reprodução Google)

O resultado foi divulgado na quarta-feira (2) pelo Times Higher Education (THE). Antes de tudo, ele é um dos principais rankings universitários do mundo e analisa o desempenho de universidades distribuídas em 93 países desde 2004.

Na pesquisa houveram cinco universidades estreantes, porém, a Universidade Federal de Sergipe foi a única que ficou entre as oito melhores do Brasil, além disso ela foi classificada pela primeira vez na pesquisa.

Leia mais: Estão abertas as inscrições para o vestibular da Universidade Federal de Sergipe

O coordenador da Coordenação de Planejamento e Avaliação Acadêmica Copac, Kleber Fernandes de Oliveira disse o seguinte:

“Existe um prazo e as informações que o THE utiliza são alimentadas pela equipe da Coordenação de Planejamento e Avaliação Acadêmica (Copac), centralizando dados de todas as unidades acadêmicas”.

E continua:

“A universidade mostra sua qualidade através de uma comparação internacional e os próprios indicadores do governo federal mostram que a UFS tem crescido bastante. É mais uma análise comparativa que reafirma a importância que tem a UFS, não só na produção de conhecimento do ensino, mas também na produção de conhecimento para a ciência”.

Quais foram os critérios para a escolha da UFS?

O estudo levou em conta uma pesquisa que abordava: a perspectiva internacional, o ensino, citações em pesquisas e renda da indústria. É importante relatar a fala feita com muito orgulho e felicidade do vice-reitor da UFS, o Valter Joviniano:

“É uma grande felicidade receber esse resultado de uma instituição externa, que avalia o resultado do trabalho da universidade em termos de ensino, pesquisa e extensão. Isso nos coloca em um ranking dentre universidades de destaque internacional, com ações mostrando a importância e a relevância dos trabalhos realizados dentro da nossa instituição”.

A primeira universidade do Brasil

O ranking da anual Times Higher Education (THE) foi divulgado em julho desse ano. E a Universidade Federal de Sergipe (UFS) apareceu como a 1º do Brasil, ficou em 9º no quesito citações e em demais critérios ficou na posição 62º.

É válido lembrar que a UFS ficou em uma colocação muito próxima de grandes universidades. Por exemplo, a Universidade Autônoma do Chile na posição 61º; a Universidade Federal do Pará na posição 64º; a Universidade Autônoma do México na posição 67º e por último a Universidade Federal de Juiz de Fora na posição 70º.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0