13° salário INSS: Aposentados e pensionistas terão direito ao abono em 2020?

Todo ano, aposentados e pensionistas recebem o valor adicional do 13º salário INSS, como forma de gratificação extra. Em 2020, os segurados não receberam no final do ano, pois, o valor oferecido já foi pago no início do ano, em razão da pandemia do coronavírus.

13º salário INSS: Aposentados e pensionistas terão direito ao abono em 2020?
13° salário INSS: Aposentados e pensionistas terão direito ao abono em 2020? (Foto: Reprodução Google)

A fim de, diminuir os impactos gerados pela pandemia que teve início do mês de abril, o Governo Federal liberou o adiantamento do benefício 13º salário INSS, para aposentados e pensionistas.

Agora, os aposentados podem estar aptos para receber o novo Projeto de Lei (PL) que prevê o pagamento do 14º salário. O benefício só é valido para o ano de 2020.

Em abril o adiantamento do valor foi pago, diferente dos anos passados que as famílias recebiam o valor no final do ano, para auxiliar nas despesas extras das festividades e impostos.

Porém, a pandemia gerou impactos significadamente na economia do país, e os segurados receberam duas parcelas entre abril e maio.

  • 1ª parcela: de 24 de abril a 8 de maio;
  • 2ª parcela: de 25 de maio a 5 de junho.

A nova proposta do 14º salário foi apresentada por Jefferson Brandão Leone em uma Sugestão Legislativa.

Tal medida, além de extremamente importante para os beneficiários do INSS, é relevante para a economia do país. Na minha avaliação, é importante exigir um esforço do governo e do INSS para garantir acesso a direitos e garantias fundamentais aos segurados e seus familiares nesse momento de crise. O dinheiro será essencial para prover gastos com saúde e alimentação”, afirmou o responsável pela sugestão.

Leia mais: Bolsa Família: Veja o que o Governo decidiu sobre o 13° salário do benefício

Quem pode receber o 14º salário do INSS

O intuito do beneficio extra é ajudar ao grupo de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade econômica.

Agora, alguns segurados do INSS podem receber, como;

Quem pode estar apto para receber o 14º salário do INSS:
•Aposentados;
•Pensionistas;
•Segurado que recebe auxílio-doença;
•Segurado que recebe auxílio-reclusão;
•Segurado que recebe auxílio-acidente.

O projeto de lei ainda não foi aprovado, mas está sendo votado na Câmara. E para entrar em vigor, o presidente Jair Bolsonaro deve sancionar.

Caso seja aprovado, obeneficio deve seguir até o ano de 2021.

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.