Papai Noel na casa de vidro? Saiba como Fortaleza se adaptou ao Natal na pandemia
Shoppings em Fortaleza vêm adotando medidas para a saúde dos bons velhinhos, os centros comerciais adotaram Papai Noel em casa de vidro
Chegando à época do ano em que senhores são contratados para se fantasiarem de Papai Noel, surgiu a dúvida sobre manter a tradição natalina nos shoppings em meio à pandemia da Covid-19. Com o número de casos aumentando, os centros de compras vêm adotando medidas para resguardar a saúde dos bons velhinhos. Em Fortaleza, os estabelecimentos adotaram um Papai Noel em casa de vidro que realiza chamadas de vídeo e mensagens.
Uma reportagem publicada pelo portal G1 mostrou a dinâmica adotada pelos shoppings da capital cearense para realizar a visitação ao Papai Noel na pandemia.
Além do Papai Noel em casa de vidro, a cidade se vê com opções de fazer chamadas de vídeo e trocar mensagens pelo WhatsApp entre as crianças e os velhinhos, para evitar o contato direto; valendo até a olhar Noel em cima de uma torre ou usando realidade aumentada, para visualização por tela tecnológica.
Leia mais: Concurso público no Ceará oferece MAIS de 90 vagas de emprego em diversas áreas; INSCREVA-SE!
O portal trouxe o relato de João Duarte, Papai Noel há mais de 10 anos. Ele diz que as pessoas sentem a necessidade de manter o ritual natalino, mesmo com as atuais normas sanitárias. Mesmo ficando afastado das crianças por uma parede de vidro, ele diz que as crianças têm consciência das medidas de proteção; e expressa a saudade do contato com as famílias.
“As crianças esperam ansiosas o ano inteiro para vir falar com o Papai Noel, então seria difícil não vir. Tenho muita saudade”, compartilhou ao portal.
João Duarte explicou que a solução é importante para manter o encanto do Natal, pois os pequenos conseguem interagir mesmo através do vidro. O uso de máscara, álcool e o respeito ao distanciamento social são medidas obrigatórias para reduzir as chances de contágio.
Visitação adaptada em Fortaleza
Os centros comerciais fizeram adaptações nos espaços para a realização de fotos e visitas. Além dos vidros separando os ambientes, há regras específicas em cada local como forma de manter a saúde dos presentes. Com sistemas de som externo para permitir interação com as crianças e uso de tecnologia de realidade aumentada.
“Pelos corredores os clientes encontram totens, onde há QR code que possibilita receber uma mensagem especial do bom velhinho e ainda fazer uma foto”, detalhou ao G1.
Leia mais: No Ceará, estudantes da rede estadual receberão TABLETS em 2021
Contato virtual agendado
Outra opção escolhida para manter o ritmo natalino dos Noéis nos shoppings, foi o contato remoto por WhatsApp, troca de mensagens e de vídeos por agendamento.
“Bate-papo ao vivo via ligação, mensagem personalizada e encontro virtual, o Papai Noel conversa com as famílias de maneira calorosa, mantendo o encantamento do Natal”, explicou a gerente regional de marketing da rede Ancar Ivanhoe no Ceará, Sara Dantas.
Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.