Governo do Piauí anuncia concurso público da Polícia Militar com 690 vagas
Gverno do Piauí anunciou um novo concurso público da Polícia Militar do Piauí com 690 vagas para soldado e oficial da corporação.
Em cerimônia solene realizada no Palácio de Karnak, o governo do Piauí anunciou um novo concurso público da Polícia Militar do Piauí com 690 vagas. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (14) para o preenchimento de cargos como soldado e oficial da corporação, já com a nova idade estabelecida para ingresso, de 35 anos. A expectativa do governador é que cada município tenha um policial para cada 100 mil habitantes.
Do total de vagas, serão 650 para o cargo de soldado e 40 para oficial da corporação. O secretário de segurança pública, Rubens Pereira, disse ao G1 que a intenção era de abertura de mil vagas para a contratação dos profissionais, mas o estado limitou apenas 700 vagas por causa do orçamento.
“Nós queríamos ter mil vagas, mas temos que ter responsabilidade e não desequilibrar a folha de pagamento. Com certeza, vai chegar à população, como estão chegando às outras ações”, explicou o secretário.
Durante o anúncio, o governador Wellington Dias, do PT (Partido dos Trabalhadores) explicou que a expectativa é de que cada cidade piauiense tenha seis policiais após as nomeações dos concursados.
Leia mais: Governador do Piauí toma decisão sobre NOVO lockdown com mais de 1,5 MILHÃO de infectados
“A ideia é que exista um policial a cada mil habitantes e o objetivo é que o município tenha um patamar mínimo, que é seis. Temos estimulado os municípios a fazer parceria com o Estado, no que se refere aos guardas municipais, cedendo viaturas, equipamentos de comunicação, e integrando com a nossa equipe”, relatou.
Até o final de dezembro o edital deve se tornar público para os interessados, o último concurso da PM foi realizado em 2017, com o preenchimento de 480 vagas para soldado com salário inicial de R$ 3,1 mil.
O novo concurso será realizado pelo Nucepe (Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos), da Uespi (Universidade Estadual do Piauí), já com idade máxima para ingresso de 35 anos de idade.
Leia mais: Réveillon 2021: Saiba QUAIS estados do Nordeste tiveram festas CANCELADAS
Nova idade para ingresso na carreira militar no Piauí
A nova idade mínima para ingresso na corporação da polícia militar do Piauí foi promulgada no começo deste mês pela Alepi (Assembleia Legislativa do Piauí), o PL (Projeto de Lei) aprovado mudou de 30 para 35 anos o limite de idade.
O PL teve autoria do deputado e coronel Carlos Augusto, do PL (Partido Liberal), que destacou ao G1 que essa era uma solicitação dos próprios policiais e de pessoas que desejam ingressar na corporação.
Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.