Detran-AL: Após pausa por causa do Covid-19, órgão volta a atender presencialmente

Detran-AL retorna com atividades como exames práticos de direção, reabertura do serviço de recepção, guarda de veículos e entrega das CNHs.

Em portaria publicada no Diário Oficial, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) retorna com atividades que foram interrompidas devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) de forma gradativa. Desse modo, poderão ser realizadas exames práticos de direção, reabertura do serviço de recepção, guarda de veículos e entrega das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs).

Detran-AL: Após pausa por causa do Covid-19, órgão volta a atender presencialmente

Detran-AL: Após pausa por causa do Covid-19, órgão volta a atender presencialmente (Imagem: Reprodução Google)

As atividades a serem retomadas continuarão seguindo as medidas preventivas e recomendações sanitárias a fim de evitar aglomerações e contaminações por Covid-19, respeitando o Decreto Estadual e a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Assim, em relação aos exames práticos, os veículos deverão ser higienizados sempre antes de cada prova ser realizada. Ademais, também será reduzido o número de vagas. Está vetado o uso de ar-condicionado nos automóveis. 

Já as provas com veículos motorizados de duas ou três rodas, os candidatos deverão utilizar capacete próprio. Todos deverão usar máscaras e, além disso, será necessário o distanciamento de, no mínimo, 1,5m entre as pessoas. 

Agendamento para exames práticos no Detran-AL

O agendamento para os exames práticos já está disponível para ser realizado por meio do site do Detran. As vagas para as provas são a partir do dia 03 de agosto deste ano. Mas, por enquanto, as provas só serão realizadas na capital alagoana. Em outras cidades, o retorno dos exames será feito gradativamente.

Leia mais: Reabertura do comércio: Alagoas entra na fase amarela, veja o que irá funcionar!

Os candidatos que forem reprovados no exame prático, poderão agendar novamente a prova no site do Detran, e pagar a guia de reteste antecipadamente. No dia da prova, é necessário estar portando documento oficial com foto

De acordo com o órgão de trânsito estadual, os aprovados devem encerrar o processo de 1º habilitação pelo site, e aguardar o envio da CNH provisória. 

Guarda de veículos e CNHs apreendidas 

O serviço de recepção e guarda de veículos funcionará em diferentes dias e horários em duas cidades. Em Maceió, será de segunda a quinta-feira, das 8h às 14h. Já em Arapiraca, será na terça, quarta e quinta-feira, das 8h às 13h. Nos demais municípios, o serviço funcionará por agendamento no site do Detran.

Além disso, segundo o órgão estadual, para liberação de veículos é preciso pagar uma guia de liberação, para que assim o condutor possa ir presencialmente no local de recolhimento. É preciso também levar documentos pessoais. A lista completa pode ser acessada no site do Detran.

Ademais, em relação a condutores que tiveram CNH apreendida em fiscalização, a entrega será feita também por agendamento no site. Conforme informado, a CNH que estiver bloqueada ou com algum impedimento, não será devolvida. Aliás, a devolução ocorrerá tanto em Maceió quanto em todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

Como tirar dúvidas com o Detran-AL?

Para tirar alguma dúvida ou obter mais informações, é possível entrar em contato com o Detran de Alagoas nos telefones 0800-082-0154 ou (82) 3315-1533.

 

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0