Detran-CE alerta sobre VENDA de Carteira Nacional de Habilitação; entenda o GOLPE
O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) alerta sobre golpe por meio da venda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) divulgou um alerta sobre golpe por meio da venda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O órgão informa que o sistema para retirada do documento é o mesmo para todo o país e que qualquer promessa de facilidade ou rapidez nos serviços pode ser considerado golpe.
O órgão informou que o golpe tem sido frequente e que são diversas as propostas tentadoras de facilidade para retirada do documento.
Os golpistas atraem as pessoas que precisam fazer o documento, mas não estão dispostas a cumprir o passo a passo que o sistema exige.
Leia mais: Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 52 milhões; saiba como apostar
O sistema segue a obrigatoriedade das normas em território nacional e o documento legal precisa seguir as recomendações dos Departamentos de Trânsito estaduais, que são as autarquias responsáveis pelos trâmites documentais e pelo processo de preparação do novo condutor.
Saiba como funciona o processo para emissão de CNH
Para conseguir a primeira CNH é necessário que o indivíduo se direcione à algum Centro de Formação de Condutores (antiga auto-escola) e contrate os serviços de preparação.
O Detran-CE ressalta que é fundamental a frequência nas aulas teóricas no qual é abordado assuntos que referem à conjuntura do trânsito, assim como placas, recomendações, normas e leis que garantem a segurança no trânsito.
É necessário realizar os exames de legislação que envolvem assuntos como infrações, penalidades, primeiros socorros e temas similares. O futuro condutor também precisa realizar um teste prático sob supervisão e de caráter eliminatório no qual vai apresentar tudo o que foi disponibilizado nas aulas teóricas e práticas de direção.
É imprescindível que o candidato faça os exames de natureza psicológica chamado de aptidão mental e de natureza física. Estes são realizados em clínicas credenciadas ao Detran de cada estado e feito por profissional de saúde na condição de médico.
Na consulta será avaliado alguma deficiência, cegueira ou afins para que possibilite a direção de forma segura ao futuro condutor e para a população, adequando as necessidades do candidato, se assim for preciso.
Leia mais: Confira o calendário de pagamento do IPVA 2021 em TRÊS estados do Nordeste
A principal abordagem dos golpistas se dá através das redes sociais com a proposta de facilidade e desburocratização do sistema de formação de condutores.
A identidade falsa também é um mecanismo utilizado para o golpe, no qual se passam por funcionário do Detran com o intuito de garantir uma maior veracidade nas informações falsas e ganhar a confiança do futuro condutor.
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.