Procon-BA lança novos canais para atendimento virtual ao consumidor
A Superintendência de Proteção e Direito do Consumidor (Procon) da Bahia, lançou um Formulário de Atendimento virtual para reclamações dos consumidores.
Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e da política de distanciamento social, a Superintendência de Proteção e Direito do Consumidor (Procon) da Bahia, lançou um Formulário de Atendimento. Uma ferramenta virtual para registros de denúncias e reclamações.
O formulário de atendimento está disponível no próprio site do Procon-BA. Por lá, é possível informar os dados do consumidor (como nome completo, CPF, RG, data de nascimento e entre outros). Além disso, dos dados do fornecedor e da empresa reclamada.
A plataforma também disponibiliza uma ferramenta para anexar documentos. Sejam estes pessoais (do próprio consumidor ou procurador) e do fornecedor. Aliás, também é possível descrever o produto ou serviço adquirido, bem como a sua reclamação referente ao fornecedor.
Leia Mais: Eleições 2020: Conheça os principais candidatos a prefeito de Salvador
O Formulário de Atendimento é uma ferramenta que ficará disponível temporariamente, e é destinada aos consumidores que não encontram a empresa reclamada em uma plataforma já existente: consumidor.gov.br.
O Consumidor.Gov é uma plataforma destinada a solucionar denúncias e reclamações de consumidores de todo o país. Para saber se a empresa reclamada está ou não cadastrada na plataforma, basta acessar o portal. É possível também acessar por aplicativo, tanto para Android quanto para IOS.
Procon-BA : Atendimento virtual
Conforme informado, o Procon da Bahia somente irá tratar, por meio da ferramenta de atendimento virtual, denúncias e reclamações contra empresas que não estiverem no Consumidor.Gov, e e é imprescindível acrescentar os seguintes documentos:
- Pessoais do consumidor, como: RG, CPF, CTPS.
- Pessoais do procurador acompanhado de procuração disponível no seguinte link: consumidor.gov.br.
- Que comprovam a relação de consumo como: notas e cupons fiscais, faturas, contas de água e luz, contratos, pedidos, folhetos ou anúncios publicitários, recibos, boletos bancários, comprovantes de despesas médicas, ordem de serviço, etc.
O Procon ainda assim afirma que, caso os dados obrigatórios não sejam preenchidos, a reclamação não será analisada e nem registrada.
Outras alternativas
Ademais, existem outras plataformas de atendimento ao público do Procon-BA. Desse modo, é possível fazer denúncias enviando um e-mail para: [email protected].
Além disso, é possível também enviar denúncias e reclamações por meio do aplicativo PROCON BA MOBILE, disponível nos sistemas Android e IOS.
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.