Prefeitura de Porto Velho anuncia volta às aulas presenciais em 16 de agosto
Rede municipal de ensino de Porto Velho volta às aulas presenciais nas próximas semanas. O planejamento prevê que apenas 57% devem retornar.
Rede municipal de ensino de Porto Velho anúncia volta às aulas presenciais nas próximas semanas. No entanto, o planejamento de retorno não inclui todas as escolas da rede rural, apenas 57% devem retornar!
A Prefeitura de Porto Velho, em Rondônia, decidiu a data de 16 de agosto para a volta às aulas no município, pois, essa é uma das ações prioritárias do governo atual.
“A retomada das aulas presenciais é uma das prioridades da Prefeitura. Fizemos e continuamos a fazer obedecendo as normas sanitárias. Retornar às atividades deve acontecer por respeito aos professores, às famílias e aos estudantes”, defende o prefeito, Hildon Chaves, semanas atrás.
Vale lembrar que as escolas de Porto Velho adotaram o ensino remeto em março de 2020, ou seja, já é mais de um ano com essa modalidade.
Leia mais: Auxílio Alimentação para professores da rede pública em Porto Walter
Volta às aulas em Porto Velho
Inicialmente, as escolas terão que oferecer o ensino hibrido, ou seja, aulas presenciais e virtuais em um sistema de rodízio deve ser adotado.
Com isso, os estudantes serão, aos poucos, inseridos de novo nas rotinas escolares.
Essa é uma ação esperada pela população porto-velhense.
No entanto, o planejamento da prefeitura é o retorno de apenas 57% das escolas nesse primeiro momento.
“57% das escolas da rede rural, que poderão contar com transporte nesse primeiro momento, e 80 escolas urbanas da rede municipal devem retornar também”, afirmou a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Em conversa com o Portal G1, a prefeitura de Porto Velho afirmou que “o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero) vai reunir e debater com professores filiados para decidir se eles querem o retorno”.
Para esse retorno, as escolas devem seguir diversos protocolos, por exemplo, uso de máscara, distanciamento social, proibição do compartilhamento de materiais, entre outras.
Nesse sentido, para facilitar a compreensão desses protocolos, a Secretaria Municipal de Educação elaborou um vídeo que deve ser distribuído em todas as escolas.
No vídeo é possível encontrar todos os protocolos a serem seguidos, para assisti-lo clique no link.
Continue acompanhando O Norte e fique bem informado.
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora do Jornal O Norte.