Eleições: Pesquisa revela que ESTE é o candidato favorito à prefeitura de Vitória da Conquista-BA

Dois candidatos estão tecnicamente empatados na corrida das eleições de Vitória da Conquista. É o que aponta um levantamento.

Dois candidatos estão tecnicamente empatados na corrida eleitoral de Vitória da Conquista. É o que aponta um levantamento da Potencial Pesquisa, em parceria com o portal A Tarde, realizado no final de setembro. O ex-prefeito Zé Raimundo (PT) e o atual, Herzem Gusmão (MDB) estão são os primeiros em intenção de votos nestas eleições.

Eleições: Pesquisa revela que ESTE é o candidato favorito à prefeitura de Vitória da Conquista-BA

Eleições: Pesquisa revela que ESTE é o candidato favorito à prefeitura de Vitória da Conquista-BA. (Imagem: Mateus Pereira/GOVBA)

O petista tem 34% das intenções de voto e o emedebista tem 29%. Na sequência, está o vereador David Salomão (PRTB), com 9%; Maris Stella (Rede) e Cabo Herling (PSL), com 2% cada; e Romilson Filho (PP) e Professor Ferdinand (PSOL), com 1% cada. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Entre os entrevistados, 16% estão indecisos e 8% pretendem votar em branco ou anular o voto.

Outros resultados na pesquisa das eleições em Vitória da Conquista

No levantamento espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são citados, o equilíbrio entre os primeiros colocados é maior. Zé Raimundo tem 22% das intenções e Herzem, 21%. Salomão aparece na sequência com apenas 3%; e Romilson, Stella e Herling têm 1% cada. O candidato do PSOL não pontuou.

Neste cenário, 42% estão indecisos e 10% pretendem votar branco ou nulo. Em relação à segurança para votar, 84% dos eleitores entrevistados disseram que iriam aos locais de votação se a eleição fosse hoje. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Foram ouvidas 600 pessoas por telefone.

Leia mais: Eleições 2020: Pesquisa para prefeito de Camaçari: Veja quem é o candidato FAVORITO do município

Os líderes na corrida eleitoral também são os mais conhecidos do eleitorado. Apenas 4% afirmaram não conhecer bem o prefeito para opinar e 8% disseram o mesmo em relação ao ex-prefeito.

Os índices de rejeição também foram pesquisados e o líder é Salomão (51%). Herzem Gusmão (MDB) tem 48% e prefeito Zé Raimundo (PT), 39%. A candidata da Rede tem a segunda menor rejeição, de 40%, seguida por Romilson e Ferdinand, com 42% cada, e pelo Cabo Herling, com 46%.

Em 2016, Herzem foi eleito prefeito de Vitória da Conquista no segundo turno, em disputa também contra Zé Raimundo. O vencedor teve 57,58% dos votos válidos, contra 42,42% do petista. Antes disso, a cidade foi administrada pelo Partido dos Trabalhadores dos 20 anos, com Guilherme Menezes e Zé Raimundo.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0