Eleições 2020: Candidatos da área de Saúde terão maior destaque na disputa?
A pandemia alterou diversas atividades marcadas para o ano, inclusive as eleições 2020. Conheça os profissionais da saúde que desejam se candidatar.
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) alterou os planos de diversas atividades marcadas para o ano de 2020. Incluindo nesta lista, também, as eleições 2020 municipais, que foram remarcadas o mês de novembro deste ano. Aliás, esse cenário pode ter colaborado para os profissionais da saúde que queiram se candidatar.
Isso porque muito desses profissionais tem ganhado cada vez mais espaço na mídia, por conta de sua especialidade e atuação durante a pandemia.
Afinal, espaços de televisão e veículos de comunicação em um modo geral tem trazido esses profissionais à visibilidade, quando se trata do assunto.
Em Jundiaí, município do estado de São Paulo, por exemplo, o médico cardiologista Wagner Ligabó, que atualmente é vereador, é um dos candidatos cotados à disputar a prefeitura da cidade pelo partido Cidadania.
Ligabó acredita que os candidatos envolvidos na área da saúde, que possuem um nome mais forte, podem se beneficiar nas eleições deste ano. É o que disse em entrevista para portal Jornal de Jundiaí.
Leia mais: Eleições 2020 e os desafios em época de pandemia do novo coronavírus
“A pandemia distanciou as pessoas e encurtou as campanhas políticas. Com menos tempo, aqueles que tiverem um nome mais forte terão certa vantagem. Os médicos, por exemplo, geralmente possuem uma boa formação, o que é um diferencial. Penso que saúde e política não devem se misturar e o fato de um parlamentar ser médico não significa que ele fará um grande trabalho no combate à pandemia”, disse o vereador.
Também em entrevista ao portal, o farmacêutico e vereador Arnaldo Ferreira de Moraes (DEM), não acredita em vantagem, mas diz que o contato com o público aumentou.
“As pessoas estão com medo da doença e de ir aos hospitais, e procuram principalmente informações técnicas sobre medicamentos. Não vejo que saímos na frente dos outros candidatos por sermos da área da Saúde, a única vantagem é que o contato com os eleitores têm sido cada vez maior”, enfatizou o parlamentar.
Pré-candidatos da área da saúde no Norte e Nordeste
Na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, o atual prefeito Álvaro Dias tentará a reeleição no município. O parlamentar, que é filiado ao PSDB, é médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Além disso, na capital do Acre, Boa Vista, o senador Mozarildo Cavalcanti, de 71, está entre os principais nomes para disputar as eleições no município neste ano. O parlamentar é médico, e já foi eleito deputado federal nos anos 80, na região.
Já na cidade de Teresina, no Piauí, Dr. Pessoa (José Pessoa Leal) também é pré-candidato à prefeitura. Também médico, possui uma extensa carreira na política, e já foi vereador e deputado estadual.
Eleições 2020
Aliás, devido a pandemia, as eleições que estavam marcadas para o mês de outubro, foram remarcadas para o mês de novembro. O primeiro turno ocorrerá no dia 15 enquanto o segundo turno está previsto para ocorrer no dia 29 do mês.
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.