Conheça o Auxílio Inclusão e como ele Beneficia Pessoas com Deficiência

O Auxílio Inclusão garante assistência financeira aos benefícios do BPC, que estão retornando tudo ao mercado de trabalho. Confira!

Procurando por um benefício social para pessoas com deficiência? Então, você precisa conhecer o Auxílio Inclusão, que possibilita diversos direitos a essa parte da população brasileira de baixa renda.

Através do benefício, você tem direito de receber um auxílio financeiro, que ajuda esse grupo a ingressar no mercado de trabalho.

Confira aqui como esse benefício pode ajudar você, além de outras informações indispensáveis sobre o processo.

O que é o Auxílio Inclusão?

O Auxílio Inclusão é uma assistência social financeira, destinada às pessoas beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Ou seja, esse benefício está integrado ao BPC, proporcionando ajuda aos participantes a ingressar no mercado, sem precisar perder toda a sua renda.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício mensal pago pelo governo federal para pessoas com deficiência ou idosos de baixa renda.

Veja Também

Auxílio Financeiro para Pessoas de Baixa Renda

Benefício de Prestação Continuada

Cartão para Receber Benefícios do Governo

Calendário de Pagamento Bolsa Família

Além disso, o principal objetivo do programa é promover a inclusão social e econômica de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Dessa forma, esses beneficiários conseguem ter acesso às oportunidades de trabalho, sem precisar interferir na sua renda mensal.

Ou seja, através do programa, o Governo Federal oferece apoio e serviços para ajudar as pessoas com deficiência a se integrar na sociedade e no mercado de trabalho. 

Esses programas podem incluir treinamento profissional, acomodações no local de trabalho, adaptações para acessibilidade e outros serviços de apoio.

Como funciona o benefício social?

Mas afinal, como funciona esse benefício destinado às pessoas com deficiência? Saiba que é fornecido um valor mensal aos participantes do BPC e está prestes a voltar a trabalhar.

Ou seja, esse auxílio possibilita que você continue recebendo o benefício do BPC, além de também ter direito ao seu salário do trabalho.

Isso porque, o Auxílio Inclusão surgiu com o objetivo de substituir o Benefício de Prestação Continuada, para garantir o suporte adequado a essa população.

Dessa forma, o BPC é suspenso, contudo, você começa a receber um suporte financeiro através desse tipo de auxílio.

Além disso, os benefícios recebem muito mais que uma transferência de renda, existem outros serviços inclusos, como:

  • Serviços de apoio: o programa também pode incluir serviços de apoio, como terapia ocupacional, fisioterapia, aconselhamento psicológico, treinamento profissional, entre outros. Tudo isso com o objetivo de ajudar as pessoas com deficiência a melhorar sua independência e qualidade de vida.
  • Adaptações de acessibilidade: dependendo da situação de cada pessoa, o programa pode financiar adaptações para acessibilidade em locais de trabalho ou outros lugares.

Dessa forma, as pessoas com deficiência conseguem ter acesso a esses espaços de maneira segura e independente.

Fonte: Google – Economia SC

É possível voltar a receber BPC?

Existem diversas situações que possibilitam, sim, você voltar a receber o Benefício de Prestação Continuada do governo.

Isso porque, caso você não se adapte ao trabalho, ou mesmo a sua deficiência seja um impedimento, é possível voltar a recebê-lo.

Além disso, é importante ressaltar que para você retornar aos benefícios, é preciso seguir alguns critérios estabelecidos.

Dessa forma, você não fica desamparado, mesmo se não conseguir permanência no seu atual trabalho.

Isso porque, um dos principais objetivos do programa é garantir qualidade de vida às pessoas com deficiência de baixa renda.

No entanto, é importante ressaltar que o auxílio não é acumulativo, ou seja, mesmo que você não retire da conta, o valor não vai acumular com os outros.

Por quanto tempo recebo o auxílio financeiro?

Você pode continuar recebendo o Auxílio Inclusão até quando cumprir com todos os critérios estabelecidos pelo programa.

Por exemplo, caso a sua renda per capita ultrapasse  1/4 do salário mínimo, o benefício financeiro será suspenso.

Saiba que um dos principais objetivos é garantir melhores condições à população que mais necessita. Por isso, alguns requisitos são estabelecidos.

No entanto, caso esteja dentro de todas as regras, você não precisa se preocupar com o cancelamento, mesmo retornando ao mercado de trabalho.

Por isso, é importante estar atento às principais informações disponibilizadas pelo programa, para evitar qualquer contratempo.

Como solicitar o Auxílio Inclusão?

Esse auxílio já está em vigor desde 2021, onde os benefícios já podem realizar a solicitação dele de forma simples. 

Quer saber como receber o Auxílio Inclusão? Então, clique no botão abaixo e confira todo o processo de solicitação, com ajuda de um passo a passo completo.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0