Sergipe flexibiliza e vai para a segunda fase do plano de retomada da economia
Começou nessa quarta-feira (19) mais uma fase de retomada da economia em Sergipe. Nessa fase, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, bares,
Começou nessa quarta-feira (19) mais uma fase de retomada da economia em Sergipe. Nessa fase, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, bares, além de praças de alimentação de galerias e shoppings têm permissão para funcionar.
A flexibilização no estado de Sergipe teve início na semana passada. Então, concessionárias de veículos; imobiliárias; comércio de eletrodomésticos, eletrônicos e elétricos, comunicação, informática, equipamentos de áudio e vídeo; estabelecimento de móveis e colchões; e escritórios de engenharia e arquitetura foram autorizadas a retomar suas atividades.
Reabertura dos estabelecimentos alimentícios
Sergipe entra, a partir de quarta, dia 19, na 3 fase do Plano de Retomada da comércio.
Boa parte desses estabelecimentos continuou funcionando durante a pandemia, no entanto atendendo apenas por meio do delivery.Agora estão autorizados a receber seus clientes.
No entanto, o horário de funcionamento definido é de terça a domingo, das 7 às 10hrs e das 12 às 23hrs.
Medidas necessárias ao funcionamento
Os estabelecimentos devem cumprir algumas medidas para que seu funcionamento não seja interrompido pelos órgãos competentes. Em resumo, as recomendações são:
- Ocupação de até 50% do ambiente;
- Distanciamento de 2 metros entre as pessoas;
- Os sistemas de self service, buffet livre e rodízio não estão permitidos ainda.
- Apresentações ou eventos estão proibidos;
- Disponibilização de álcool à 70%, além de tapete sanitizante.
Shopping passam a ter horário estendido
Os shoppings e centros comerciais tiveram autorização no dia 8 de agosto para retornar ao funcionamento. Mas apenas no sistema drive-thru. Já no dia 14 de agosto foi permitido o acesso e clientes às lojas. A partir dessa quarta o horário de funcionamento dos shoppings será estendido, passando a funcionar das12h às 22h.
Leia mais: Inicia a fase de abertura dos shoppings de Sergipe nesta sexta (14)
Orientações aos empresários do setor
Durante toda a pandemia o SEBRAE irá disponibilizar Cartilhas com orientações aos empresários dos diferentes setores do comércio.
Quanto aos comerciantes do setor alimentício, algumas informações são importantes, como o fato de que possivelmente nesse período ele consiga apenas 60% do resultado antes obtido. Mas, também traz dicas de como recuperar os rendimentos e alcançar os melhores resultados. Além disso, há orientações sobre como implantar o sistema de Delivery.