Bolsonaro cai nas graças do brasileiro e tem altos índices de aprovação desde maio

Pesquisa realizada em setembro pelo Ipespe apontou para um aumento na aprovação do governo Jair Bolsonaro desde maio de 2019

Pesquisa realizada na segunda semana de setembro pelo XP/Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) apontou para um aumento na aprovação do governo Jair Bolsonaro desde maio de 2019. O índice superou o número de reprovação dos últimos meses.

Bolsonaro cai nas graças do brasileiro e tem altos índices de aprovação desde maio (Foto: Sérgio Lima/Poder 360)

Bolsonaro cai nas graças do brasileiro e tem altos índices de aprovação desde maio (Foto: Sérgio Lima/Poder 360)

Nesse quinto levantamento, no qual a aprovação do governo presidencial aparece em alta, a avaliação ótima ou boa do governo oscilou de 37% para 39% entre agosto e setembro, ruim ou péssima, de 37% para 36%, e a regular de 23% para 24%.

A pesquisa também mostra que há uma melhora na expectativa dos brasileiros para o restante do mandato. 40% esperam que o restante do governo seja bom ou ótimo, ante 37% em agosto. Para 35%, será ruim ou péssimo, ante 36% no mês anterior. A expectativa regular cedeu de 22% para 20%

Leia mais: 5G: Bolsonaro entra em conflito com Anatel e dispara que não quer ninguém ‘dando palpite’

De acordo com o portal O Dia, as variações da pesquisa estão dentro da margem de erro, de 3,2 pontos porcentuais, para cima ou para baixo.  Foram 1.000 entrevistas de abrangência nacional entre 8 e 11 de setembro.

Combate do Bolsonaro ao coronavírus

Dos brasileiros que responderam à pesquisa do Ipespe, 49% consideram as as ações do governo Bolsonaro durante a pandemia como ruim ou péssimo, em agosto era de 50%.  Já o percentual de pessoas que veem um desempenho ótimo ou bom, subiu de 24% em agosto para para 28%.

Aprovação na economia não acompanha a do governo

Mesmo com a oscilação da avaliação positiva do governo Bolsonaro, o índice de avaliação de que a economia não vai bem no país também cresceu. A proporção de pessoas que consideram que a economia está no caminho errado passou de 46% em agosto para 48% em setembro.

Segundo o portal O Dia, é a primeira vez desde maio em que essa percepção aumentou.  Já a razão de pessoas que consideram que a economia está no caminho certo ficou em 38%, permanecendo estável.

Percepção da população e pandemia

De acordo com a pesquisa, 29% da população diz não estar com medo do coronavírus, houve um aumento frente os 28% de agosto e 24% em julho. Já os que estão com um pouco de medo são 40% disseram, de 38% em agosto. 30% disseram estar com muito medo.

Aquele que acreditam que o pior da crise do coronavírus já passou subiu 52%, em agosto, para 60% neste mês.
Das pessoas que acreditam que o pior ainda está por vir, o índice caiu para 32%, ante 41% em agosto.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0