ProUni 2021: Conheça as NOVAS regras para se inscrever no processo seletivo

A partir de 2021 a nota do Enem do ano anterior não será mais obrigatória para o ProUni 2021, em razão da pandemia do coronavírus.

A partir de 2021 a nota do Enem do ano anterior não será mais obrigatória para o ProUni 2021. A mudança foi decidida pelo presidente Jair Bolsonaro, por meio dos trechos que ele vetou da Medida Provisória (MP/934). A sua decisão deu-se em razão da pandemia do coronavírus.

ProUni 2021: Conheça as NOVAS regras para se inscrever no processo seletivo

ProUni 2021: Conheça as NOVAS regras para se inscrever no processo seletivo (Imagem: Reprodução Muzambinho.com)

ProUni e Sisu 2021

Devido à pandemia do coronavírus às aulas foram suspensas em todo o país e, infelizmente, muitos alunos foram prejudicados. Em virtude disso o presidente Jair Bolsonaro, vetou alguns trechos da Medida Provisória (MP/934), trechos esses que veta a obrigatoriedade da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) utilizados no Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Ou seja, a partir de 2021 os estudantes não serão obrigados a utilizar a nota do seu desempenho do Enem 2020, para o ProUni e Sisu, todavia, eles podem utilizar as notas das edições anteriores do Enem, a escolha fica a critério do aluno.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União e, por enquanto, o Ministério da Educação não divulgou as novas regras. Além do mais, os editais do Sisu, ProUni e Fies não foram divulgados.

Medida Provisória

A razões do veto da Medida Provisória 934 foi:

“Apesar da intenção de colaboração entre os entes federados para a definição das datas de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), relativo ao ano afetado pelo estado de calamidade pública, a propositura viola o pacto federativo, uma vez que é prerrogativa do Governo Federal tal definição, no entanto, essa prerrogativa não afasta a manutenção de diálogo entre os entes federados. Ademais, ao condicionar os processos seletivos de acesso aos cursos das instituições de educação superior aderentes ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (Prouni) com a divulgação do resultado do Enem poderá prejudicar os alunos que não o fizeram e muitos que não o farão em função da pandemia, bem como poderá inviabilizar que outros tantos alunos de baixa renda possam ingressar no Prouni.”

Leia mais: Matrícula Escolar 2021: Inadimplente pode se rematricular? Veja DETALHES aqui

Enem 2020

Pelo fato das aulas terem sido suspensas o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) precisou ser alterado. As provas acontecerão em janeiro de 2021 e haverá uma reaplicação em fevereiro de 2021, também.

Datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021:

  • Aplicação das provas: 17 e 24 de janeiro;
  • Enem digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro;
  • Reaplicação do Enem: 24 e 25 de fevereiro;
  • Resultado: 29 de março.
Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0