Bolsa Família: Conheça 4 motivos que podem cancelar o seu benefício em 2021
O programa social Bolsa Família, foi criado para beneficiar as famílias que vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza no Brasil.
O programa social Bolsa Família, foi criado para beneficiar as famílias que vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza no Brasil. Entretanto, os beneficiados precisam cumprir algumas exigências, como na área da saúde e da educação, todavia, caso não seja exercido o benefício pode ser cancelado.
4 motivos que o benefício pode ser cancelado
Além de não cumprir as exigências com a saúde e à educação, o seu benefício também pode ser cancelado por alguns dos motivos escritos abaixo:
1- Renda acima da que foi declarada
Hoje o governo federal por meio de diversos filtros de banco, consegue verificar à renda das famílias inclusas no programa, o que antes não era possível. Caso a sua renda seja superior da que foi declarada o benefício pode sim ser bloqueado. Alguns bloqueios já aconteceram por esse motivo e a maioria nas regiões Sul e Sudeste.
2- Saque atrasado
Conforme disse o governo federal, se o auxílio já está disponível para realizar o saque e o beneficiário não retirar em até 90 dias conclui-se que, ele não precisa mais do recurso financeiro e automaticamente é cancelado do programa.
3- Desatualização cadastral
A cada dois anos informações como endereço, escola, renda e membros da família precisam ser atualizados. Para atualizar o cadastro basta comparecer no Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou nos demais postos de cadastramento do Bolsa Família.
Se por ventura o beneficiário não atualizar o cadastro antes do prazo, o seu benefício é pago, porém, não poderá ser retirado. Caso haja alguma irregularidade no cadastro, a famílias será desconectada do programa.
4- Informações erradas
Conforme passam-se os dias, o número de famílias que fazem parte do filtro rígido do Bolsa Família está aumentando. Para que isso não aconteça, é importante averiguar se todas as informações contidas no CadÚnico estão corretas.
Leia mais: O que podemos esperar do Bolsa Família em 2021? Veja previsões!
Bolsa Família
É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. Em todo o Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família.
Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.