Eleições 2020 Palmas: Pesquisam apontam que ESTA é a candidata favorita à prefeitura
A TV Anhanguera divulgou mais uma pesquisa Ibope com as intenções de voto para a prefeitura de Palmas nas eleições 2020.
A TV Anhanguera divulgou mais uma pesquisa Ibope com as intenções de voto para a prefeitura de Palmas nas eleições 2020. A candidata do PSBD, Cinthia Ribeiro, continua à frente na corrida eleitoral, com 36%, e tem ampla vantagem em relação ao segundo colocado, o Professor Júnior Geo (PROS), que tem 12%.
Pesquisa Ibope das eleições 2020 em Palmas
Ao todo, 12 candidatos disputam a prefeitura nas eleições 2020. A capital tem o maior colégio eleitoral do Tocantins, com aproximadamente 179 mil pessoas aptas a votar. A atual pesquisa por amostragem ouviu 602 eleitores entre os dias 20 e 22 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Confira.
- Cinthia Ribeiro (PSDB): 36%
- Professor Júnior Geo (PROS): 12%
- Eli Borges (Solidariedade): 8%
- Vanda Monteiro (PSL) e Tiago Amastha Andrino (PSB): 7%
- Marcelo Lelis (PV): 5%
- Barison (Republicanos): 3%
- Vilela do PT (PT): 2%
- Alan Barbiero (PODE) e Professor Bazzoli (PSOL): 1%
Dr. Joaquim Rocha (PMB) e Max Dornellys (PTC) não foram citados pelos entrevistados. Votos brancos e nulos somam 11% e os indecisos, 6%.
Em relação ao levantamento anterior, de 2 de outubro, a principal candidata subiu oito pontos, passando de 28% para 36%. O Professor Júnior Geo se manteve em 12%. Eli Borges foi de 7% para 8% e Vanda Monteiro fez o movimento contrário, passando de 8% para 7%.
Leia mais: Pesquisa aponta que 74% dos palmenses se sentem seguros para as eleições 2020
Marcelo Lelis tinha 8%, Tiago Amastha Andrino se manteve com 7% e Barison ganhou um ponto, passando de 2% para 3%. Os outros candidatos também tiveram variações baixas.
Na atual pesquisa, os índices de rejeição apontaram Marcelo Lelis como o mais citado, com 32% e Tiago Amastha Andrino, com 30%. A candidata Cinthia Ribeiro teve 27% e Vilela do PT, 26%. Os outros percentuais negativos foram:
- Eli Borges (Solidariedade): 18%
- Vanda Monteiro (PSL): 13%
- Dr Joaquim Rocha (PMB): 11%
- Alan Barbiero (PODE): 11%
- Barison (Republicanos): 11%
- Professor Bazzoli (PSOL): 7%
- Max Dornellys (PTC): 5%
- Professor Júnior Geo (PROS): 5%
O nível de confiança utilizado é de 95%, o que indica a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. O primeiro turno está marcado para 15 de novembro em todo o país. O segundo, se houver, será em 29 de novembro.
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.