Pesquisa aponta que 74% dos palmenses se sentem seguros para as eleições 2020

Uma pesquisa realizada pelo Ibope em Palmas mostrou que a maioria das pessoas se sentem seguras para votar nas eleições 2020.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope em Palmas mostrou que a maioria das pessoas se sentem seguras para votar nas eleições 2020, mesmo com a pandemia de Covid-19. Os números foram divulgados pela TV Anhanguera e indicam que 74% dos palmenses têm certeza de que comparecerão para votar no primeiro turno, em 15 de novembro.

Pesquisa aponta que 74% dos palmenses se sentem seguros para as eleições 2020

Pesquisa aponta que 74% dos palmenses se sentem seguros para as eleições 2020. (Imagem: Antônio Gonçalves/ PMP)

Os resultados também mostram que 22% do eleitorado ainda está em dúvida se comparecerá para votar; 3% responderam que não irão de jeito nenhum e 1% não sabe ou não respondeu. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 602 eleitores da cidade de Palmas entre 30 de setembro e 2 de outubro.

Pesquisa de intenção de voto em Palmas nas eleições 2020

O jornal Gazeta do Povo divulgou na semana passada uma pesquisa de intenção de votos feita pelo Ibope em Palmas. O levantamento aponta a atual prefeita, Cinthia Ribeiro (PSDB), na liderança das eleições de 2020, com 28% das intenções de voto.

Leia mais: TRE pede reforços federais para as eleições 2020 em Tocantins

O segundo colocado é o Professor Júnior Geo (Pros), com 12% das intenções de voto. O levantamento tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 602 eleitores da capital entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. O nível de confiança é de 95%. Confira o resultado abaixo.

  • Cinthia Ribeiro (PSDB) – 28% das intenções de voto
  • Professor Júnior Geo (Pros) – 12% das intenções
  • Marcelo Lelis (PV) e Vanda Monteiro (PSL) – 8%
  • Eli Borges (Solidariedade) e Thiago Amastha Andrino (PSB) – 7%
  • Alan Barbiero (Podemos), Barison (Republicanos) e Professor Bazzoli (Psol) – 2%
  • Dr. Joaquim Rocha (PMB), Max Dornellys (PTC) e Vilela do PT (PT) – 1%

Além disso, 13% dos entrevistados responderam que pretendem votar em branco ou anular o voto e 8% ainda não escolheram o candidato à prefeitura ou não responderam. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação TO-07805/2020.

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) autorizou o envio de tropas federais para aldeias indígenas do estado durante as eleições 2020. A medida contempla aldeias em Tocantínia: aldeias Porteira, Brejo Comprido, Rio Sono e Funil; Goiatins: aldeias Cachoeira, Rio Vermelho, Pedra Branca e Cachoeira e Pedro Afonso, na aldeia Lajeado.

 

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0