ACM informa construção de viaduto em frente ao Shopping da Bahia em Salvador

A Prefeitura de Salvador segue com as obras do BRT e autorizou a construção de um dos principais viadutos do sistema.

A Prefeitura de Salvador segue com as obras do BRT e autorizou a construção de um dos principais viadutos do sistema, em frente ao Shopping da Bahia. A nova estrutura vai eliminar semáforos da região e contribuir para a fluidez do trânsito. A obra, avaliada em quase R$ 30 milhões, foi autorizada pelo prefeito ACM Neto.

ACM informa construção de viaduto no Shopping da Bahia em Salvador

ACM informa construção de viaduto no Shopping da Bahia em Salvador. (Imagem: Divulgação)

Segundo ele, o projeto do BRT vai permitir que mais veículos circulem pelo Iguatemi. O novo viaduto vai receber o fluxo que passa em frente ao Shopping da Bahia e ligá-lo ao Acesso Norte. A estimativa é que a estrutura seja concluída em 11 meses.

O secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Luciano Sandes, explicou que o viaduto terá 300 metros e vai permitir a retirada do conjunto semafórico em frente ao shopping.

Construção de novas vias para o trânsito de Salvador

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), aproximadamente 70% dos carros e 80% das viagens de ônibus da capital passam pela Avenida Antônio Carlos Magalhães todos os dias. O superintendente de Trânsito, Fabrizzio Muller, explicou que o viaduto é resultado de estudos e levantamentos da pasta.

Além do viaduto, uma ponte está sendo construída na Ligação Iguatemi-Paralela, sobre o Rio Camarajipe. A obra ficará ao lado da ponte que já existe e foi anunciada pela prefeitura no início de setembro, quando o Elevado da Cidadela foi entregue. A construção fez parte da primeira etapa de obras do BRT e foi a sexta estrutura finalizada.

Leia mais: Salvador: Semob anuncia interdição no Terminal da Barroquinha

O Trecho 1 do BRT tem 2,9 km de extensão e liga o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) à região do Shopping da Bahia (Estação de Integração BRT/Metrô).

O investimento é de R$ 213 milhões, com recursos de financiamento. Outros dois trechos estão com obras em andamento. Um deles vai ligar a Estação da Lapa até a região do Parque da Cidade, o outro vai seguir até a Pituba.

De acordo com a prefeitura, a instalação do novo modal vai possibilitar a criação de linhas exclusivas para o transporte público, automóveis e bicicletas. A ação vai reduzir o tempo no trânsito e melhorar a mobilidade em regiões críticas.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0