Após descumprimento de normas de segurança, praias de Salvador voltam a fechar

O prefeito Neto anunciou ontem segunda-feira (28) que vai fechar algumas praias de Salvador após aglomerações ter acontecido no local.

O prefeito ACM Neto anunciou ontem segunda-feira (28) que vai fechar algumas praias de Salvador após alguns episódios de aglomeração ter acontecido no local.

Após descumprimento de normas de segurança, praias de Salvador voltam a fechar

Após descumprimento de normas de segurança, praias de Salvador voltam a fechar (Imagem: Reprodução Jornal Correio)

Motivo da fechamento das praias

Ao anunciar o fechamento das praias, o prefeito ACM Neto não divulgou oficialmente quais seriam, porém, ele citou as praias de Itapuã, Piatã, Amaralina, Boa Viagem e Canto Galo por apresentarem aglomerações no sábado (26) e domingo (27) e que essas praias podem ser o foco da nova restrição mas outras também podem ser inclusas.

Essas praias são exemplos de que descumpriam o decreto municipal no fim de semana. A suspensão será de uma semana, mas caso seja necessário a suspensão pode ser prorrogada.

Conforme disse o prefeito ACM Neto: “A Guarda Civil não pode ficar fixa em uma praia, como espécie de babá, para cuidar ao mesmo tempo de 64 km de orla. Eu quero ao máximo evitar ser o chato da história, mas não me incomodo. Estamos lutando para cuidar da vida das pessoas.

E continuou:

“… Prefiro ser o chato salvando vidas, do que ser o bonzinho enterrando vidas perdidas pela Covid. A gente não vai ficar ameaçando banhistas, não vou permitir que isso aconteça. A gente conversa, pede que se retire, mas cada um tem que exercer sua consciência”

“Não vou ficar baixando decreto, fingindo que ele está sendo cumprido pelos banhistas. Se não dá para as pessoas cumprirem o protocolo que a gente decreta, se não tem outro caminho, a alternativa é essa”, acrescentou o prefeito.

O prefeito deu uma entrevista coletiva na última quinta-feira (24) e fez elogios ao comportamentos dos banhistas baianos, dizendo que a postura deles era exemplar: “Nós abrimos as praias e, de segunda-feira (21) para cá, o comportamento do soteropolitano tem sido exemplar. Não houve, até agora, um episódio sequer que indicasse um descumprimento em flagrante aos protocolos e regras estabelecidos pela prefeitura. Isso é muito positivo. A reabertura das praias sempre trouxe grande preocupação a todos”. 

No entanto, quando chegou no sábado (26) o comportamento já era outro, visto que a população estava sem o uso do máscara e fazendo aglomerações, descumprindo o protocolo de acesso às praias.

Leia mais: Eleições 2020: Pesquisa revela que ESTE é o principal candidato na disputa pela prefeitura de Salvador

Protocolos para reabertura das praias em Salvador

O prefeito ACM Neto autorizou a reabertura das praias na segunda-feira (26), somente com as condições apresentadas abaixo:

  • Horário livre para frequentar às praias;
  • Comércio continua fechado nas praias;
  • Uso obrigatório da máscara;
  • Proibido o uso de cadeira de praia, caixa térmica, guarda sol e equipamentos sonoros;
  • Distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os banhistas.
Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0