Atenção! Auxílio emergencial para profissionais da cultura em Paulista-PE foi liberado

Na cidade de Paulista localizada em Pernambuco, os profissionais da área da cultura terão direito ao Auxilio emergencial.

Na cidade de Paulista, localizada em Pernambuco, os profissionais da área da cultura terão direito ao auxílio emergencial. A prefeitura visa diminuir os impactos econômicos e também sociais causados pelo coronavírus.

auxílio emergencial

Atenção! Auxílio emergencial para profissionais da cultura em Paulista-PE foi liberado (Foto: Reprodução Google)

Na ultima quinta-feira (24), alguns profissionais já estavam regularizando o beneficio nas secretarias responsáveis para fazer o cadastro.

Auxílio emergencial é liberado para profissionais que atuam nas áreas de:

  • Música;
  • Artes: Dança, Teatro e outras;
  • Motoristas de transportes escolares.

O beneficio é somente para os residentes do município de Paulista. As pessoas devem procurar as secretarias de Turismo e Cultura, Desenvolvimento Econômico e Administração das Regionais.

A prefeitura divulga ainda que a previsão é que o auxílio dure cerca de três meses, contemplando outubro, novembro e dezembro.

Os atendimentos devem ocorrer até o dia 30 deste mês, e será feito somente de forma presencial. O horário para receber os profissionais é de 08h ás 13h, nas secretarias.

Para os profissionais do ramo de transporte escolar, a responsabilidade do cadastro fica para a Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais. Todas funcionam no Centro Administrativo da prefeitura, no bairro de Maranguape I.

Leia mais: Governo de Pernambuco divulga 30 vagas de emprego; salários ultrapassam R$4 mil

Auxílio e os impactos na cultura no estado de Pernambuco

Todos os setores econômicos sofreram com os impactos da pandemia do Corona Vírus, mas o setor cultural e criativo foi um dos mais afetados em toda a cadeia. Quase que 40% dos profissionais registaram perdas.

Antes da pandemia, os setores de cultura registravam quase R$43,7 bilhões em riquezas para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Cerca de, 2,61% de toda riqueza nacional era produzida por esses setores.

Agora muitas organizações estão trabalhando em conjunto para que o setor possa se reerguer e retomar as atividades necessárias.

A coordenadora de Cultura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) do Brasil, Isabel de Paula pontua que não tem nenhuma dúvida em relação a importância das pesquisas relacionadas aos levantamentos que visam mapear as perdas nos setores culturais.

“Teremos que pensar em uma nova maneira de construir esse trabalho”, diz a diretora. Ela pontua ainda que a Unesco garante total apoio nesse momento.

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0