Eleições 2020: TSE já tem NOVA data para o dia da votação em Macapá

As eleições 2020 municipal de Macapá, capital de Amapá, foi adiada para o dia 13 de dezembro devido a um apagão. Veja mais detalhes.

As eleições 2020 municipal de Macapá, capital de Amapá, foi adiada para o dia 13 de dezembro devido ao apagão. No entanto, atendendo o pedido de nove grupos de coligações, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avalia mudar a votação para 6 de dezembro.

Eleições 2020: TSE já tem NOVA data para o dia da votação em Macapá

Eleições 2020: TSE já tem NOVA data para o dia da votação em Macapá (Imagem: Reprodução G1-Globo)

Votação em Macapá

Algumas regiões do estado de Amapá, como é o caso de Macapá, ficou sem energia após um incêndio atingir uma subestação de energia. Por isso que não teve votação no domingo (15) como o restante do país, as eleições 2020 foram adiadas para 13 de dezembro, entretanto, a Tribuna Superior Eleitoral (TSE) avaliar mudar a votação para 6 de dezembro.

Nove coligações enviaram um ofício no sábado (14) à Corte Eleitoral, pedindo para que as votações aconteçam dia 29 de novembro. O TSE pode atender o pedido parcialmente, isto é, adiantar as votações para 6 de dezembro.

Todavia, para que isso aconteça de forma eficiente é necessários condições perfeitas técnicas, sobretudo a garantia da segurança pública, especialmente na capital do Estado, onde houve protestos contra o blecaute de energia e o desabastecimento de água.

O documento enviado pelos partidos diz o seguinte:

“O motivo invocado para o adiamento das eleições, notadamente o baixo efetivo de força militar para manutenção da ordem nos locais de votação e garantia da segurança dos eleitores, podem ser equacionados com a requisição e o envio de tropas federais e a redistribuição do efetivo militar e civil hoje existente após a realização do 1º turno nos demais municípios do Estado do Amapá, não sendo razoável o adiamento da eleição para data tão distante”.

Os nove candidatos justificaram que, quanto mais longe as eleições mais altos são os custos eleitorais.

“O prejuízo em termos financeiros e políticos serão imensuráveis, considerando o dispêndio de esforço e recursos já realizados pelas candidaturas majoritárias e proporcionais. É imperioso que as eleições ocorram em data próxima sob pena de deslegitimar o processo eleitoral”.

A expectativa é de até o final da semana ter uma data definida das eleições de Macapá, pois, nesta semana a Justiça Eleitoral vai ouvir as autoridades que estão envolvidas na realização da eleição 2020.

Leia mais: Sine de Macapá-AP anuncia retorno de atendimento presencial

Candidato favorito nas eleições 2020

Conforme aponta as pesquisas, o candidato João Alcolumbre (DEM), irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), é o favorito nas pesquisas eleitorais. O candidato democrata está envolvido na questão da solução da crise energética e no imbróglio eleitoral.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0