Auxílio emergencial: Governo cobra devolução do benefício para ESTE grupo até hoje (22)

Governo Federal enviará mensagens para que pessoas devolvam valor do auxílio emergencial recebidos de forma indevida. Entenda!

Até esta terça-feira (22), o Governo Federal enviará mensagens para os celulares de 1,2 milhão de pessoas para que o valor do auxílio emergencial seja devolvido aos cofres públicos. A cobrança é feita aos cidadãos que receberam o benefício de forma indevida e precisam fazer a devolução do benefício. Há a possibilidade de realizar a contestação em caso de cancelamento do pagamento.

Auxílio emergencial: Governo cobra devolução do benefício para ESTE grupo até HOJE (22) (Imagem: Brenda Rocha/Shutterstock)

Auxílio emergencial: Governo cobra devolução do benefício para ESTE grupo até HOJE (22) (Imagem: Brenda Rocha/Shutterstock)

Foi previsto pelo Ministério da Economia o envio de 4,8 milhões de mensagens entre a cobrança inicial e os lembretes de débito, sendo quase o dobro de SMS para relembrar os 2,6 milhões de brasileiros sobre o ressarcimento do benefício; em uma ação que dará R$ 162 mil de gastos à União.

Aqueles que forem contatados pelo Governo por SMS terão o benefício cancelado. Mas, a orientação em mensagem enviada é de que o cidadão poderá contestar a suposta irregularidade e a consequente interrupção dos pagamentos.

Leia mais: Renda Cidadã, Bolsa Família e auxílio emergencial: Bolsonaro assume expectativas para 2021

A pasta informou que cerca de 197 mil pessoas já devolveram valores recebidos indevidamente, totalizando cerca de R$ 230 milhões. O número representa as devoluções feitas pelo site e aplicativo do Auxílio Emergencial.

Contestação

Os casos de cobrança do governo foram considerados indevidos por, durante o pagamento do auxílio, ter sido constatado pelos órgãos fiscalizadores o recebimento de um segundo benefício do governo, como aposentadoria, seguro-desemprego, ou, entraram no Programa emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

Também havia a possibilidade do beneficiário ter conseguido um emprego ou que possuíam renda, valores ou bens incompatíveis com o recebimento do auxílio.

O período para contestação termina no próximo dia 31 de dezembro. Após este prazo, não será possível contestar, apenas proceder com a devolução do recurso recebido.

Mensagem do governo 

A mensagem que o governo envia para cobrar a devolução do auxílio deve conter o CPF do beneficiário e o link do site do Ministério da Cidadania, com texto enviado pelo número 28041. Qualquer mensagem enviada de outro número para cobrar a devolução do auxílio deve ser ignorada.

Leia mais: Bolsa Família: Maia e Guedes DESMENTEM Bolsonaro sobre veto do 13º salário

Como fazer a devolução do auxílio emergencial?

Aqueles que receberem o SMS de cobrança devem acessar o site do Ministério da Cidadania para receber as instruções e realizar a devolução.

O usuário pode acessar o sistema utilizando o CPF para gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU) de forma que o dinheiro recebido indevidamente seja devolvido. O pagamento pode ser realizado em qualquer banco.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0