Bolsa Verde: Como Funciona e Valor do Auxílio pago pelo Governo

Saiba como funciona o programa Bolsa Verde, além de outras informações detalhadas sobre o benefício. Confira!

As famílias brasileiras de baixa renda têm direito a diversos benefícios sociais, isso porque, o Governo Federal busca garantir mais qualidade de vida à essa população. E entre eles, está o programa Bolsa Verde.

O benefício social é destinado para ajudar à população que vive em situação de vulnerabilidade social, além de auxiliar na preservação do meio ambiente. E assim como os demais projetos, é necessário cumprir algumas regras para garantir o direito. 

Quer saber como funciona o programa? Qual o valor do auxílio, além de outras dúvidas? Então, continue acompanhando o conteúdo até o final e veja mais detalhes sobre o benefício social. Vamos lá?

O que é o Bolsa Verde?

O programa Bolsa Verde é um benefício social destinado às famílias de baixa renda, com o objetivo de unir ação social ao meio ambiente. O projeto foi criado em 2011, no qual faz parte do Plano Brasil sem Miséria. 

É importante destacar que o Bolsa Verde é um programa que busca oferecer mais qualidade de vida às famílias, além de preservar e conservar o meio ambiente do território nacional. 

Mas afinal, como funciona esse programa? Para deixar as coisas mais claras, abaixo você conhece todo o processo do programa. Confira!

Como funciona o benefício?

Para esclarecer as dúvidas sobre o benefício, é importante que você saiba para que serve e como  funciona. Basicamente, o projeto concede um determinado valor às famílias de baixa renda que residem em espaço de conservação ambiental. 

Ou seja, essas famílias recebem o auxílio financeiro trimestral por conta de seus trabalhos de conservação e preservação ambiental. Na verdade, o Bolsa Verde é um projeto de incentivo, com o objetivo de combater a pobreza e manter o cuidado com as áreas verdes.

Os beneficiários recebem o auxílio a cada três meses, durante dois anos, podendo ou não ser renovado. Mas quais são os critérios para participar e quanto é o valor do benefício social?

Quem tem direito ao programa Bolsa Verde?

Assim como os demais programas do Governo Federal, o Bolsa Verde exige alguns requisitos na hora de realizar o cadastro. Até porque, o benefício é destinado a determinado grupo familiar. 

E para garantir o direito ao benefício social, é necessário atender os seguintes requisitos estabelecidos pelo governo.

  • Famílias que moram em áreas de conservação ambiental;
  • Famílias que fazem uso constante dos recurso naturais (pesca, manejo sustentável, entre outros);
  • Famílias que desenvolvem atividades de conservação nas seguintes áreas: florestas nacionais, reservas extrativistas e reservas federais de desenvolvimento sustentável, territórios ocupados por ribeirinhos, extrativistas, populações indígenas, quilombolas e outras áreas rurais;
  • Estar inscrito no CadÚnico;

É fundamental saber quais são os principais requisitos para participar do projeto. Isso porque, você não corre nenhum risco de ser impedido de se inscrever no Bolsa Verde. Além disso, é importante ressaltar que a inscrição do Cadastro Único é indispensável.

O CadÚnico ajuda o governo na identificação das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, além de entender a realidade de cada uma delas. Dessa forma, analisando a necessidade e destinando os beneficiários aos programas adequados.

Qual o valor do benefício Bolsa Verde? 

Mas afinal, qual é o valor do auxílio que as famílias recebem? Antes de saber qual é, é importante lembrar que o Bolsa Verde não é um benefício mensal e, sim, trimestral. Ou seja, a cada três meses, os beneficiários têm direito ao auxílio de R$ 300 durante dois anos. 

O benefício tem prazo de validade?

Como citamos mais acima, as famílias beneficiárias têm direito de receber o auxílio de três em três meses durante o período de dois anos. No entanto, há possibilidade de renovação para todas as famílias que respeitam os requisitos básicos do Bolsa Verde.

Por isso, é fundamental que você atualize sempre seus dados no CadÚnico, além de respeitar todas as regras estabelecidas pelo governo. Dessa forma, é possível garantir o direito ao benefício, evitando qualquer tipo de contratempo.

Como se inscrever ao Bolsa Verde?

Mas afinal, como se inscrever no Bolsa Verde? Essa é uma das principais dúvidas dos beneficiários. Para se cadastrar, é necessário que você se encaixe em todas as regras estabelecidas pelo Governo Federal. Após isso, é possível dar início ao processo de inscrição. 

Quer saber como? Então, clique no botão abaixo e confira informações detalhadas sobre todo o procedimento de cadastro. Vamos lá!

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0